SAÚDE

Saiba o que é a Síndrome do Intestino Irritável, distúrbio que afeta Yasmin Brunet

Muito comum na população, o distúrbio não tem cura, mas apresenta tratamentos para aliviar os sintomas

Yasmin Brunet reclama de sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII).Créditos: Reprodução/Globo
Escrito en SAÚDE el

Nesta quarta-feira (17), a modelo e participante do BBB24, Yasmin Brunet, relatou que sofre da Síndrome do Intestino Irritável (SII), ao comentar que não podia comer determinados alimentos. 

A cena aconteceu durante uma conversa com Wanessa Camargo e MC Bin Laden, em que a modelo afirmou que estava incomodada com a falta de opções para comer. Ela reclamou de Davi, que está sendo o responsável pela alimentação da casa.

"Peguei bode dele, juro. Eu não quero comer nada que ele faz. Estou com raiva também que ele acabou com nossa comida, não tem nada para comer, tem que comer p*rra de leguminosa", comentou Yasmin. 

Wanessa, então, disse que ainda tinha bastante feijão na casa. Em seguida, a modelo explicou que não podia ingerir leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico devido à sua condição. 

"Eu não posso comer nem feijão, nem lentilha, nem grão-de-bico. Tenho síndrome do intestino irritado. Tá me arregaçando isso, tá me fazendo muito mal.”

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio que afeta o sistema digestivo. A condição não pode ser classificada como uma doença, uma vez que não é detectada através de exames. 

Os principais sintomas associados à SII são: dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, cólicas, gases, náuseas e fadiga

Em 2017, a  Federação Brasileira de Gastrenterologia estimou que entre 10 e 20% da população adulta brasileira sofre com a Síndrome do Intestino Irritável, principalmente as mulheres.

Causas

Não há uma causa específica para o desenvolvimento da Síndrome do Intestino Irritável, estão, mas existem fatores que podem contribuir para o aparecimento da condição, como:

  • Alteração nas contrações musculares do intestino delgado;
  • Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas;
  • Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso;
  • Infecções e processos inflamatórios;
  • Depressão e ansiedade.
  • Intolerâncias alimentares;
  • Infecções

Uma má alimentação e episódios recorrentes de estresse também podem contribuir para a síndrome do intestino irritável.

Tratamento

A Síndrome do Intestino Irritável não tem cura, mas há tratamentos para aliviar os sintomas, como antiespasmódicos em casos de dor. 

Também é recomendada uma dieta balanceada com fibras, frutas, vegetais e bastante ingestão de água. Alimentos gordurosos devem ser evitados.

Em relação às leguminosas citadas por Brunet, elas não são a causa da síndrome, mas estão relacionadas ao desconforto abdominal que pode ser mais intenso em quem sofre com a condição, uma vez que esses alimentos aumentam a produção de gases

Repolho, couve-flor, batata doce também são alimentos com essa característica.

Leite e derivados também devem ser evitados, assim como alimentos picantes ou com muitos conservantes

Outras recomendações para aliviar a síndrome são:

  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
  • Evitar mascar chicletes e balas que contenham sorbitol;
  • Manter um programa diário de exercícios físicos;
  • Não fumar;
  • Não desprezar o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.

Fonte: Portal Dráuzio Varella