O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (25), no Palácio do Itamaraty em Brasília (DF), o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh. Durante o encontro, representantes dos dois governos assinaram quatro acordos bilaterais.
Um detalhe da reunião entre os chefes de Estado, para além das conversas e dos acordos, no entanto, chamou a atenção: o presidente Lula estava usando uma máscara de proteção, como aquelas que foram obrigatórias durante a pandemia do coronavírus.
Nas redes sociais, algumas pessoas manifestaram preocupação. O motivo para Lula ter usado máscara de proteção, entretanto, tem apenas caráter preventivo.
Seguindo recomendações de sua equipe médica, Lula utilizou o acessório para se proteger de doenças respiratórias até a realização de sua cirurgia no quadril, marcada para a próxima sexta-feira (29).
Cirurgia
Em pronunciamento após o encontro com o primeiro-ministro do Vietnã, Lula comentou sobre a preparação para sua cirurgia no quadril.
"Mina cirurgia é apenas para cuidar da saúde. Eu quero voltar a jogar bola, quero voltar a correr, quero voltar a fazer esteira, quero voltar a fazer ginástica. Eu estou desde agosto do ano passado com dor", declarou o mandatário.
"O Brasil é definitivamente a bola da vez. Daí a minha tranquilidade de na sexta me internar, fazer minha cirurgia, e quem sabe, na segunda estar trabalhando", prosseguiu Lula.
Veja a declaração: