APOSENTADORIA

O que é demência frontotemporal, doença que afastou Maurício Kubrusly da Globo

O jornalista tinha 34 anos de carreira quando precisou se afastar e hoje vive na Bahia com a esposa, Beatriz Goulart, e seu cachorro Shiva

O jornalista Maurício Kubrusly.Créditos: Divulgação/TV Globo
Escrito en SAÚDE el

O Fantástico, exibido neste domingo (20) na Globo, prestou homenagem ao jornalista Maurício Kubrusly, de 77 anos. O programa revelou que o profissional está afastado de suas atividades porque sofre de demência frontotemporal (DFT) há alguns anos. Ele saiu da emissora em 2019, depois de 34 anos de carreira.

“Maurício hoje vive no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart, e com Shiva, simpático cachorro que o acompanha na praia. Deixou São Paulo do coração para mergulhar na natureza depois que foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”, destacou a reportagem especial de 50 anos do Fantástico, do qual Kubrusly participou comandando o quadro Me Leva, Brasil, no ar entre os anos 2000 e 2017.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Um estudo publicado na conceituada revista Nature Communications, em 2022, concluiu que a DFT é responsável por 5% a 10% dos casos de demência.

O que é a DFT

A DFT é uma doença neurodegenerativa que provoca perda progressiva das funções cerebrais. Geralmente, aparece em pessoas com idade entre 45 e 65 anos, e sua evolução varia.

A doença atinge, especialmente, os lobos frontais e temporais laterais. Por isso, os sintomas mais clássicos têm relação com linguagem e comportamento.

A DFT, assim como outras demências, não possui cura. Porém, há mecanismos que podem controlar os sintomas, como medicamentos específicos. Uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pode auxiliar no tratamento.

É uma doença rara e tem componente hereditário mais forte do que o Alzheimer.

Principais sintomas

Personalidade alterada;

Comportamento social prejudicado;

Dificuldade na regulação das próprias emoções e impulsos;

Problemas de linguagem;

Problemas de memória;

Desinibição, desenvolvendo uma conduta sexual inadequada;

Insensibilidade, falando de forma rude;

Impulsividade;

Dificuldade de julgar emoções;

Facilidade de distração;

Músculos são afetados em algumas pessoas, que podem provocar fraqueza;

Músculos da cabeça e do pescoço são afetados, fazendo com que seja difícil engolir, mastigar e falar.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar