ALERTA

Dez lugares perigosos à saúde para deixar o celular

Aparelho indispensável no nosso dia a dia, seu mau uso pode gerar contaminações, lesões e até queimaduras

Mau armazenamento do celular pode trazer perigo à saúde.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

O celular já é quase uma extensão do corpo da maioria das pessoas, que o leva para todos os lugares. É fato que o aparelho se tornou indispensável no nosso dia a dia devido à facilidade que nos proporciona, não só em conversar com pessoas a qualquer momento e de qualquer lugar, mas porque também nos permite gerenciar demandas do trabalho ou do estudo

Porém, é preciso se atentar para alguns perigos que levar o celular para todo o canto pode nos causar. Por isso, veja abaixo uma lista de lugares onde você não deve deixar seu aparelho, correndo risco de contágios por microrganismos, queimaduras, lesões e até infertilidade.

1. No colo

Às vezes apoiamos nosso celular sob as coxas para descansar os braços. Porém, a inclinação da cabeça para baixo sobrecarrega a coluna vertical, o que gera dores locais que, se não tratadas, podem evoluir para a chamada síndrome do pescoço texto. Essa lesão gera uma rigidez e tensão muscular na região, podendo até desenvolver discos herniados.

2. No bolso da calça

Muitos homens têm o hábito de carregar o celular no bolso da calça, e isso pode ser perigoso. Estudos científicos comprovaram o risco de infertilidade por exposição à radiação perto dos testículos em tempo prolongado. 

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

3. Dentro do sutiã

Já para as mulheres, o hábito de carregar o celular dentro do sutiã também pode ser um perigo. Nosso celular, muitas vezes, esquenta, principalmente em um lugar abafado como dentro da roupa e em contato com nosso corpo, e isso pode gerar queimaduras e assaduras. Além disso, o aparelho fica exposto a muitas bactérias, que podem gerar irritações nos seios. 

4. Ao lado da cama

Sabe quando você está sem sono e fica no celular para ver se ele chega, mas ao contrário disso, fica mais desperto? A luz azul de alta intensidade do aparelho pode desequilibrar a produção de melatonina, o hormônio que regula o relógio biológico do organismo. Esse desequilíbrio dificulta o relaxamento do corpo e, assim, o sono. Além de causar cansaço, ressecamento e irritação ocular.

5. No banheiro

Você é daqueles que leva o celular pra todo lugar, inclusive pro banheiro? Saiba que além de anti-higiênico, pois ele fica contaminado pelas bactérias do ambiente, a distração com o aparelho pode levar a desenvolver hemorroida. Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário causa um aumento da pressão na região do ânus, causando dor, inflamação e, consequentemente, hemorroida

6. Embaixo do travesseiro

Pior do que deixar o celular ao lado da cama é colocá-lo embaixo do travesseiro. Isso pode causar sério perigo devido ao superaquecimento do aparelho, que pode causar queimadura, choque fatal e até um incêndio. Esse cuidado deve ser redobrado se o celular estiver carregando e em ocasiões de chuva

7. Na pia da cozinha

Por andar por todo tipo de ambiente, o celular é dez vezes mais sujo que uma privada e pode carregar até 23 mil fungos e bactérias. É o perigo de deixá-lo na pia da cozinha. Por isso, higienize o aparelho caso queira deixá-lo com você enquanto prepara uma refeição. 

8. Na mesa de refeições

Bom, os motivos mais perigosos já foram listados no item acima, mas além disso, usar o celular durante as refeições também pode gerar riscos psicológicos. A concentração dividida entre o aparelho e a comida pode gerar uma ansiedade, que não permite a degustação do alimento, a atenção ao mastigar e ao engolir. Isso prejudica a sensação de saciedade após a refeição e pode gerar uma maior produção de gases, devido à pressa ao comer.

9. No carrinho de bebê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que bebês de até 2 anos não tenham acesso a telas, pois podem prejudicar o desenvolvimento mental e cognitivo da criança. Além disso, o celular como brinquedo também prejudica os olhos, o sono, as articulações, facilita o contágio pelas bactérias e pode até causar uma eletrocussão se conectados ao carregador e levados à boca.  

10. No carro, sem suporte

O uso do celular durante a direção já é proibido, considerado uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Porém, mesmo se você não usa o aparelho, é preciso atenção ao deixá-lo solto sobre o painel de instrumentos, próximo ao câmbio e ao volante, pois compromete a condução e acarreta multa.

O celular não vai deixar de fazer parte da nossas vidas, por isso é importante estabelecer hábitos saudáveis ao usar o aparelho, que deve nos ajudar, não prejudicar. 

*Com informações da UOL

Fontes: Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Júlio Barbosa, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião; Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra da AAP (Academia Americana de Pediatria); e Omar Assae, oftalmologista do Hospital Cema (SP).