CONDIÇÃO RARÍSSIMA

O que é a Síndrome de Stevens-Johnson, que quase levou esposa de Frank Aguiar à morte

Manifestação gera feridas que parecem “queimar a pele” e em muitos casos é fatal. Caroline Aguiar esteve internada na UTI e perdeu 7 quilos

Rosto de Caroline Aguiar por conta da Síndrome de Stevens-Johnson.Créditos: Instagram/Reprodução
Escrito en SAÚDE el

Quem vê as fotos postadas por Caroline Aguiar, de 31 anos, esposa do cantor Frank Aguiar, fica assustado com as lesões ulcerosas na pele de todo o corpo. A primeira impressão é de que ele sofreu queimaduras graves, mas o quadro é outro. Caroline foi acometida pela Síndrome Stevens-Johnson, um distúrbio muito raro que se manifesta normalmente após uma reação a um medicamento, ou a alguma outra substância.

O mais comum, de acordo com os especialistas, é um quadro inicialmente semelhante ao de uma gripe, que evolui de três a quatro depois para manchas avermelhadas ou roxas por todo corpo, que logo ficam parecidas com queimaduras, gerando bolhas, ulcerações e até escaras (feridas profundas no tecido). As lesões se espalham por toda a pele e pelas mucosas da boca e da região genital, o que provoca dores fortíssimas e em muitos casos leva à morte.

Rosto de Caroline Aguiar por conta da Síndrome de Stevens-Johnson

Caroline postou em suas redes sociais que ficou vários dias internada na UTI do Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo (SP), que sequer conseguia se alimentar com dieta líquida e urinar, e que pensou que morreria, visto a gravidade extrema de seu caso. Ela completou 31 anos internada na unidade do ABC Paulista e explicou que perdeu 7 quilos durante o período que sofreu com a Síndrome de Stevens-Johnson.

“Resolvi aparecer aqui hoje, no dia do meu aniversário, porque estou comemorando duas vidas. Meus 31 anos e a segunda oportunidade que Deus me deu. O Stevens-Johnson que tive é uma doença rara e grave que queima o corpo... Eu achei que eu ia morrer. Fiz até vídeo me despedindo, juro que achei que ia morrer. E Deus me deu mais uma oportunidade... Detalhe que minha boca estava toda ferida. Perdi 7 kg e lembro que a técnica de enfermagem ficou uma hora para introduzir a alimentação líquida. Eu não conseguia fazer coisas simples como andar… Comer doía muito, xixi nem se fala, mas sou filha de um Deus vivo e estou aqui hoje para contar para vocês... Quero agradecer meu marido, que apesar de tudo nunca saiu do meu lado. Somos um casal igual a todos, temos altos e baixos”, desabafou a esposa do cantor.