ATENÇÃO COM A BOCA

Não escova os dentes antes de dormir? Saiba que suas chances de morte aumentam

Estudo do Hospital Universitário de Osaka, no Japão, mostra que duas ocorrências que podem ser mortais e súbitas crescem entre quem não faz a higiene bucal à noite

Imagem ilustrativa.Créditos: Prefeitura de Jundiaí
Escrito en SAÚDE el

Escovar os dentes à noite é uma prática bastante comum para grande parte das pessoas, embora muita gente não realize essa tarefa de higiene bucal antes de dormir. Pois saiba que deixar de fazê-la pode implicar num aumento nas chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Osaka, no Japão, e publicado recentemente na Scientific Reports e na Nature, analisou 1.675 pacientes durante 2 anos e 11 meses. Eles foram reunidos em quatro grupos diferentes: os que escovavam os dentes de manhã e à noite, os que o faziam apenas de manhã, os que realizavam a higiene só à noite e os que nunca escovavam os dentes.

Uma análise anterior com esses pacientes já tinha mostrado a importância da escovação para reduzir as chances de câncer e de doenças cardiovasculares, respiratórias e gastrointestinais. Agora, o alerta é sobre a ocorrência maior de AVCs e ataques cardíacos. Quem teve a melhor saúde, em vias gerais, foram os pacientes que escovavam os dentes pela manhã e à noite e aqueles que escovavam apenas à noite.

Já entre os que nunca escovavam e os que o faziam apenas de manhã, a incidência desse tipo de ocorrência de saúde aumentou. No caso dos que jamais higienizam a boca, o resultado era óbvio, mas e entre os que não escovam os dentes antes de dormir, o que será que ocorre?

Antes de tudo, os pesquisadores informam que a precária higiene bucal acarreta o surgimento da chamada doença periodontal, que é uma infecção na gengiva. Ela está atrelada a muitos casos de AVC e de infarto. No caso de quem não escova os dentes no período noturno, antes de dormir, o problema está na proliferação ainda maior de micro-organismos durante o período do sono, o que induz os estudiosos a estabelecer uma conexão com o fato de os pacientes que não escovam apenas pela manhã, mas o fazem à noite, terem uma incidência menor de acidentes vasculares cerebrais e de ataques cardíacos.