O aparelho celular já é parte do dia a dia das pessoas, tornando-se, para alguns, quase que uma extensão do próprio corpo. Ele passeia com o dono para todos os lugares, dorme ao seu lado e, às vezes, até vai com ele ao banheiro. No entanto, certos lugares onde o celular é deixado podem causar prejuízos tanto ao dispositivo, quanto a seu dono. Entenda por que isso acontece e em quais locais você deve evitar largar seu aparelho.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
Celular libera radiação, que é nociva ao ser humano
Os smartphones geram energia eletromagnética em forma de ondas de rádio, isto é, radiação. Logo, quanto mais próximo ele está do corpo, mais ondas serão absorvidas pelo organismo. Por se tratar de uma invenção recente de pouco mais de duas décadas, as pesquisas sobre o uso de aparelhos celulares ainda são incipientes, mas já geram resultados conclusivos. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde, concluiu que a radiação emitida pelos telefones celulares contribui para aumentar a carcinogenicidade em seres humanos, isto é, aumenta a chance do desenvolvimento de câncer.
Assim, quanto mais próximo deixamos o celular do corpo, pior, o que transforma locais típicos onde costumamos deixar o aparelho em vilões. Um deles é o bolso, o que para os homens é ainda pior pela proximidade com os testículos, podendo afetar sua produção de sêmen. Nesse sentido, para as mulheres, guardar o aparelho no sutiã também é um problema, embora não existam evidências definitivas ligando essa prática ao câncer de mama.
Te podría interesar
O celular pode acumular bactérias
O organismo está sempre sujeito a ação de bactérias e, mais ainda, o aparelho celular. Pela familiaridade com o smartphone, é comum que as pessoas não levem isso em conta, mas higienizar o celular e não levá-lo a locais com alto teor de bactérias pode poupar problemas de saúde. Por isso, deixar o celular no banheiro deve ser evitado. Segundo uma pesquisa publicada na Applied and Environmental Microbiology, bactérias e vírus podem facilmente se alojar em seu dispositivo após dar descarga no vaso sanitário.
Até mesmo deixá-lo próximo ao rosto pode ser prejudicial, uma vez que as bactérias presentes podem levar à acne, irritação cutânea e até envelhecimento precoce.
Luz nociva e altas temperaturas
Deixar o celular carregando na cama ou debaixo do travesseiro durante a noite não é recomendado, isso porque ele pode superaquecer, gerando choques e, até mesmo, incêndio. Também, para o usuário, as luzes de LED emitidas pelo visor do aparelho podem afetar a produção de melatonina, prejudicando a qualidade do seu sono.
O porta-luvas é outro lugar inusitado onde você não deve deixar seu aparelho, pelo mesmo motivo. Esse local pode chegar a temperaturas extremas, gerando, além do superaquecimento do dispositivo, problemas internos ao telefone, em sua bateria e até na tela. Da mesma maneira, se for à praia, não é recomendado deixar o celular ao lado enquanto toma um banho de sol.
Por fim, deixar o aparelho conectado ao carregador depois que a carga está completa também faz mal, pois não apenas danifica a bateria do dispositivo, como também pode aumentar sua temperatura.