CORAÇÃO AGRADECE

Prevenção contra o colesterol ruim é feita com hábitos simples; saiba como

Mudanças no estilo de vida garantem componente fundamental no organismo

Exercícios físicos e dieta equilibrada ajudam no controle do colesterol.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

O colesterol é um lipídeo com funções essenciais ao bom funcionamento do organismo, como a construção e manutenção das membranas celulares e dos neurônios, as células do sistema nervoso. O nível regular de colesterol em circulação nos vasos sanguíneos também garante, por exemplo, a síntese de hormônios e vitaminas.

Porém, o seu acúmulo é considerado danoso ao corpo porque aumenta a pressão arterial e os riscos de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC). São quatro os tipos de colesterol no corpo: colesterol de alta densidade (HDL, conhecido como colesterol "bom"), colesterol de baixa densidade (LDL, conhecido como colesterol "ruim"), o colesterol de muita baixa densidade (VLDL) e o colesterol total.

HDL: colesterol bom

O HDL é produzido pelo organismo com a finalidade de retirar o excesso de colesterol na circulação sanguínea e conduzi-lo ao fígado, que filtrará a gordura para eliminá-la. Ou seja, sua baixa quantidade resulta no aumento de LDL e triglicerídeos. O valor recomendado é acima de 40 mg/dl, sendo recomendado que esteja acima de 60 mg/dl.

Para aumentar o nível de colesterol HDL, é sugerida a ingestão de uma dieta variada em nutrientes, prática regular de exercícios físicos e evitar fatores de risco, como fumar ou consumir bebidas alcoólicas.

LDL: colesterol ruim

Por sua vez, o LDL, visto como ruim, transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células do tecido humano. Em nível regular, acima de 130 mg/dl, ele não apresenta riscos à saúde. Contudo, abaixo deste valor, ele acumula-se nas paredes dos vasos sanguíneos e obstrui a passagem do sangue, o que exige mais esforço do coração. 

Assim, o colesterol LDL pode levar a doenças arteriais. Para diminuir, recomenda-se uma dieta pobre em açúcar e gordura, prática regular de exercícios físicos e, em alguns casos, medicamentos. Os sintomas são mais graves em pessoas com histórico de problemas cardiovasculares no passado, com fatores de risco como obesidade, ingestão de álcool ou drogas em excesso e sedentarismo.

VLDL e colesterol total

O colesterol VLDL tem a responsabilidade de enviar os triglicerídeos para outros tecidos do corpo. Apresenta riscos de doenças cardíacas com valor acima de 40 mg/dl, e tem valor ideal de até 30 mg/dl. O total é a soma de todos os tipos de colesterol. Seu valor alto, acima de 190mg/dl indica risco elevado de doenças cardiovasculares.