SAÚDE SEXUAL

Cientistas definem pênis em 2 grupos; confira as estatísticas e veja qual é o seu

Equipe médica da Espanha apresentou estudo no Congresso da Associação Europeia de Urologia, na Itália, e parece ter colocado fim a um tormento para os homens

Imagem ilustrativa.Créditos: Governo da Austrália/Reprodução
Escrito en SAÚDE el

Um grupo de médicos urologistas da Espanha, liderado pelo dr. Manuel Alonso-Isa, foi ao Congresso da Associação Europeia de Urologia, realizado no último domingo (12) em Milão, na Itália, e com base nos estudos de caso e pesquisas realizadas pelos profissionais nos últimos anos apresentou um modelo de definição para o pênis que coloca esse órgão humano em dois grupos: “grower” ou “shower” (ou seja, aquele que “crescer” ou aquele que “se mostra”, respectivamente).

As pesquisas lideradas pelo dr. Alonso-Isa revelaram que é possível agrupar os tipos de pênis nesses dois grupos, embora haja uma significativa parcela dos homens que se encaixe num meio termo entre as duas definições, e isso seria importante porque em procedimentos, sobretudo os cirúrgicos, é necessário saber se o pênis do paciente é do tipo que é pequeno quando flácido e depois cresce muito ou se é grande já em flacidez e que apenas fica rígido quando excitado, sem mudar quase de tamanho.

Segundo as estatísticas produzidas com base nos estudos, 24% dos homens têm o pênis do tipo “grower”, aquele que é pequeno quando flácido e que aumenta mais de 56% o seu volume quando está rígido, ao passo que 25% da população masculina apresenta o chamado pênis “shower”, que já tem quase o tamanho total quando está mole, crescendo menos de 31% quando fica rígido.

No terceiro grupo já mencionado, e o maior de todos, estão 51% dos homens, cujos pênis estão num, digamos, “limbo classificatório”, já que alguns crescem significativamente quando ficam duros, mas não o suficiente, em termos percentuais, para ser classificado como um “grower”, ou então o contrário, os que já têm um volume maior, mas que ainda assim precisam crescer mais do que 31%, o limite para ser um “shower”.

Ainda de acordo com o estudo, os chamados “growers” apresentam um pênis, em estado de flacidez, com uma média de 8,8cm. Já os “showers”, mostra a pesquisa, têm membros em média de 11,3cm quando moles. Essa relação, dizem os urologistas, não muda muita coisa na prática, uma vez que os “growers”, como o próprio nome sugere, terão um crescimento maior do pênis quando estimulados.