AFASTAMENTO

Irmão de Marília Mendonça anuncia depressão: saiba quais os sintomas

João Gustavo, que fazia dupla com Dom Vittor, divulgou em seu Instagram o fim da parceria: “luto mal vivido” depois das mortes da irmã e do tio

Dom Vittor, Marília Mendonça e João Gustavo.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

O sertanejo João Gustavo, irmão da cantora Marília Mendonça, que fazia dupla com Dom Vittor, divulgou em seu Instagram, nesta quarta-feira (28), o término da parceria.

Conforme a assessoria do artista, o afastamento é para que Gustavo possa cuidar de depressão e esofagite aguda (inflamação do esôfago, tubo que liga a boca ao estômago), provocadas pelo “luto mal vivido”, depois da morte da irmã e do tio.

Marília Mendonça, um dos principais destaques do sertanejo e da sofrência, morreu no dia 5 de novembro de 2021, quando tinha 26 anos.

Ela foi uma das vítimas de um acidente de avião, que caiu em uma serra em Piedade de Caratinga, a 309 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Além da irmã, Gustavo perdeu o tio Abicieli Silveira Dias Filho, que também estava na aeronave.

Veja a íntegra da nota da assessoria de João Gustavo:

“Há quase dois anos, nascia Dom Vittor & Gustavo, um sonho compartilhado entre os parceiros e Marília Mendonça, que com brilho nos olhos via o irmão seguindo seus passos. Por vontade de Deus, ela não pôde ver Gustavo e o seu parceiro no palco.

Logo depois da tragédia que levou Marília, João Gustavo imaginou que na estrada poderia de alguma maneira seguir em frente, mas não foi bem assim. Na estrada ele sentiu a saudade “gritar”, as lembranças da irmã do tio, o luto mal vivido lhe trouxeram uma carga emocional muito forte, desencadeando uma depressão, além de esofagite aguda.

Por estes motivos, João Gustavo precisa se cuidar, tratar de saúda física e mental. Em virtude disso, e para não prejudicar seu parceiro Dom Vittor, por quem nutre carinho e admiração ele decidiu não seguir com a dupla.

‘Chegou a hora de me cuidar, entender tudo o que aconteceu, viver o que não vivi, para poder seguir. Não sei se na música, hoje me sinto incapaz de tomar uma decisão olhando para o futuro. A minha prioridade é ficar perto da minha mãe, do meu sobrinho e acima de tudo de mim mesmo’, revela João Gustavo.

Dom Vittor seguirá com sua carreira artística, como tudo é muito recente ainda não houve tempo para avaliar de que maneira. ‘João é um amigo querido, o companheiro que só me trouxe coisas boas, entendo o problema em que ele está atravessando e sempre o apoiarei’, diz Dom Vittor.

Os dois agradecem do fundo do coração todo apoio que receberam dos fãs, da classe artística e da mídia, mas entendem ser este o momento para encerrar o ciclo de Dom Vittor e Gustavo”.

Acompanhe os sinais e sintomas da depressão

A maioria das pessoas com transtorno depressivo não parece estar doente. Nos que apresentam sintomas mais graves, pode-se observar um declínio na higiene, bem como uma mudança no peso. As pessoas com esse diagnóstico também podem mostrar o seguinte:

-Retardo psicomotor;

-Perda de reatividade no afeto do paciente (isto é, expressão emocional);

-Agitação psicomotora.

Ao menos cinco dos seguintes sintomas devem estar presentes no paciente durante o mesmo período de duas semanas (e pelo menos um dos sintomas deve ser menor interesse/prazer ou humor deprimido):

-Humor deprimido: para crianças e adolescentes, isso também pode ser um humor irritável;

-Interesse diminuído ou perda de prazer em quase todas as atividades (anedonia);

-Alteração significativa de peso ou distúrbio de apetite: para crianças, isso pode significar falha no ganho de peso esperado;

-Distúrbio do sono - insônia ou hipersonia (sono excessivo);

-Agitação ou retardo psicomotor;

-Fadiga ou perda de energia;

-Sentimentos de inutilidade;

-Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar; indecisão;

-Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.

Tratamentos

De acordo com o Instituto de Psiquiatria Paulista, o tratamento ideal para os transtornos de ansiedade e depressão combinam o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico. O psiquiátrico, na maioria dos casos, envolve o tratamento medicamentoso. Esses medicamentos podem tratar frequentemente sintomas ansiosos e depressivos ao mesmo tempo.

Mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas, reeducação alimentar, práticas de relaxamento e a correção de hábitos que podem piorar o sono também são fundamentais, tanto na prevenção quanto no tratamento de ansiedade e depressão.

Apesar de muitas vezes deixada de lado, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, além de estarem diretamente relacionadas. Portanto, se você conhece alguém ou acha que você mesmo pode estar sofrendo de ansiedade ou depressão, não hesite em sugerir ou procurar ajuda.