SAÚDE PÚBLICA

Varíola dos Macacos: Vacina e antiviral são aprovados pela Anvisa

O Ministério da Saúde espera a chegada de 50 mil doses de vacina que serão aplicadas em 25 mil trabalhadores da saúde, em duas doses

Vírus da Monkeypox, ou Varíola dos Macacos
Vírus da Monkeypox, ou Varíola dos MacacosCréditos: Reprodução / Fiocruzz
Escrito en SAÚDE el

Na última quinta-feira (25) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Ministério da Saúde a importar vacinas e antivirais contra a varíola dos macacos. Os medicamentos serão destinados a profissionais da saúde e ainda não possuem registros no órgão. No entanto, devido ao alerta internacional em torno da doença, foi feita a sua dispensa.

A vacina se chama Jynneos nos Estados Unidos e Imvanex na União Europeia. A fórmula é a mesma, produzida pela Bavarian Nordic A/S em plantas na Alemanha e na Dinamarca. O imunizante é recomendável a pessoas a partir de 18 anos e tem prazo de validade de 5 anos, contanto que armazenado em temperaturas entre 40 e 60 graus negativos. O Ministério da Saúde espera a chegada de 50 mil doses que, aplicadas em duas doses, serão destinadas a 25 mil trabalhadores do SUS.

Já o antiviral tecovirimat chegará em pouquíssimas unidades. Apenas dez doses são esperadas e serão usadas para tratar casos graves da doença. No futuro, novas compras do remédio devem ser realizadas.

O Brasil já é o terceiro país com mais casos registrados da doença, e ainda não há vacinação disponível para a população. Na última quinta-feira foram registrados 4144 pacientes da doença. Só no Estado de São Paulo são 2640, seguido elo Rio de Janeiro com 508. O país com maior número de casos são os Estados Unidos (14049) e a Espanha (6119).

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar