O primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na Alemanha nesta sexta-feira (20) e o paciente infectado é um brasileiro. O homem esteve em Portugal e na Espanha e depois desembarcou em Frankfurt, passando ainda por Düsseldorf, até chegar em Munique. O teste foi realizado e confirmado pelo InstMikroBioBw (Institut für Mikrobiologie der Bundeswehr), o prestigiado Instituto de Microbiologia das Forças Armadas da República Federal da Alemanha.
O brasileiro foi colocado em isolamento numa unidade de saúde pública de Munique após apresentar as erupções cutâneas purulentas típicas da doença e segue sendo monitorado por médicos infectologistas locais. A identidade do contaminado não foi revelada e tampouco foi explicado se trata-se de um cidadão em viagem ou morador do continente.
Te podría interesar
O InstMikroBioBw divulgou um comunicado para a comunidade científica e para a população em geral alertando para as notificações de inúmeras agências sanitárias de países europeus sobre a expansão da varíola do macaco, que apresentou os primeiros casos do surto atual a partir do fim de março. De acordo com os pesquisadores alemães, a ocorrência da enfermidade fora de locais de onde ela é originária, neste caso na porção ocidental da África, é um sinal que deve gerar preocupação.