A Prefeitura de Medellín, na Colômbia, lançou uma campanha chamada #HazteElAmor (Faça Amor, em tradução livre) que busca desestigmatizar a masturbação entre os jovens.
Com o objetivo de defender a liberdade sexual e reprodutiva, a Secretaria da Juventude iniciou uma série de publicações em suas redes sociais e na plataforma Medellín Jovem com informações sobre a relação entre a masturbação e o bem-estar físico e emocional, apoiadas por fontes acadêmicas.
Te podría interesar
Entre os dados citados, destacam-se a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e ocitocina, o fortalecimento do sistema imunológico e maiores níveis de sono reparador. Os jovens tem reagido de forma positiva à campanha.
“Para a Secretaria da Juventude de Medellín, o exercício da liberdade juvenil é uma prioridade. Por isso, no marco da Política Pública da Juventude e do nosso programa de Saúde Pública da Juventude, cumprimos o objetivo de falar e informar sobre a sexualidade e os direitos sexuais e reprodutivos de nossos jovens”, disse o secretário de Juventude, Santiago Bedoya, que também acrescentou que "os jovens esperam há décadas para discutir e refletir sobre sua sexualidade".
A campanha tem como objetivo deixar o tabu de lado e informar os jovens, para que eles possam usufruir de seus direitos sexuais com informação pedagógica e suporte técnico.