O prefeito Washington Quaquá e o Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer assinam, nesta sexta-feira (28), a aquisição pela Prefeitura de Maricá de dez projetos arquitetônicos que serão construídos no município.
Com o desenvolvimento dos projetos, Maricá irá se tornar a segunda cidade do país com o maior número de obras assinadas pelo ícone da arquitetura mundial. Estão previstas as presenças do prefeito Washington Quaquá e da primeira-dama Gabriela Lopes Siqueira, além do neto do arquiteto e administrador do escritório, Kadu Niemeyer.
Te podría interesar
A cerimônia acontecerá no histórico escritório do arquiteto, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Maricá será primeira cidade a oferecer tratamento pioneiro contra câncer no Brasil
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou que o município será sede do primeiro Centro de Protonterapia do Brasil destinado a um moderno tratamento contra câncer com uso de prótons – na prática, uma terapia que diminui radicalmente os efeitos colaterais no tratamento da doença, em comparação com a radioterapia convencional. Será a primeira unidade do país a oferecer gratuitamente o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Te podría interesar
O acordo para o desenvolvimento do projeto entre a gestão municipal e a Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), entidade mantenedora da Universidade de Vassouras, foi assinado nesta terça-feira (18). A instituição já possui memorando de entendimento com a Quirónsalud, responsável pelo Centro de Tratamento de Prótons de Madri, na Espanha.
A unidade no município terá a parceria do Centro de Tratamento de Prótons de Madrid, referência mundial nesse tipo de tecnologia. "Somos pioneiros em várias iniciativas em nossa cidade e seremos também nesse tratamento, fundamental para a vida de tantos pacientes que lidam com essa doença cruel. Vamos oferecer avanço tecnológico e um ineditismo no Brasil que vai gerar reflexos até no chamado ‘Turismo de Saúde’, prestando em Maricá um serviço que se tornará referência nacional", disse Quaquá.
O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, que participou nesta terça-feira, 18/03, de visita técnica ao Centro em Madri, destacou a efetividade do tratamento, sobretudo em crianças. “Já sabemos que, para combater a doença, há um conjunto de inovações em radioterapia e biologia molecular. O Centro de Protonterapia em Maricá será uma revolução”, afirmou.
LEIA MAIS: Maricá será primeira cidade a oferecer tratamento pioneiro contra câncer no Brasil