O apresentador Marcelo Tas tomou uma invertida da jornalista Cynara Menezes pelo Twitter, nesta sexta-feira (2), logo após tentar desmentir afirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre telefonema com o ex-presidente Barak Obama, durante entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo.
O ex-presidente afirmou que durante a queda do banco, ligou para o ex-presidente americano: “Quando teve a queda do Lehman Brothers eu liguei pro Obama. Eu falava que a crise aqui ia ser uma marolinha porque reforçamos o investimento público com o BNDES e o Banco do Brasil. E o Obama disse que lá ele não tinha como fazer isso”.
Tas afirmou que Lula estava mentido no Twitter:
“Nesta ocasião, o Obama não era presidente, ex-Presidente. Você é tão acostumado a não ser questionado que mente e nem sente. Sua "marolinha", além da cooptação do seu governo com empreiteiras destruiu a vida de muitos. Tenha coragem de encarar os fatos. Se dê ao respeito.”
Cynara respondeu:
“Quem mente é você. O ódio ao PT é uma desgraça para o jornalismo”, escreveu.
Na verdade, a crise que derrubou o Lehman Brothers ocorreu em setembro de 2008. Obama foi eleito em 5 de novembro do mesmo ano e, conforme recorte que a Cynara postou, ele ligou, já como presidente eleito, alguns dias depois, em 11 de novembro, para Lula.
A crise do Leman, portanto, ocorreu às portas do mandato de Obama e, como se sabe, ele e Lula se falaram inúmeras vezes, inclusive sobre o assunto, conforme relatou acertadamente o ex-presidente na entrevista desta quinta-feira para Reinaldo Azevedo.