O BotSentinel, plataforma que monitora a ação de robôs em hashtags que ganham grande adesão no Twitter, apontou nesta quarta-feira (17) que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a própria corte, foram alvo desse tipo de publicação.
Das 10 tags com maior atividade de perfis não autênticos, como define o monitor, seis se referiam ao ministro ou ao Supremo. No topo da lista aparece #STFVERGONHAMUNDIAL, que figura entre as mais coentadas do Twitter na noite desta quarta-feira.
https://twitter.com/BotSentinel/status/1362148484166660096
Na sequência, vêm #IMPEACHMENTALEXANDREDEMORAES, #ALEXANDREDEMORAESNACADEIA e #PRISAODOALEXANDREDEMORAES. Na lista dos dez mais ainda aparecem #STFVERGONHANACIONAL e #STFORGANIZACAOCRIMINOSA.
Além das tags, o BotSentinel também apontou ação de robôs em publicações que mencionavam o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso sob ordem de Moraes. Silveira é um dos líderes da tropa de choque bolsonarista na Câmara.
Ao verificar as publicações com essas tags, é possível constatar que os perfis parecem ser de bolsonaristas. Muitas das postagens defendem Silveira. Outras citam a prisão e inquéritos sobre as fake news conduzidos pela corte, alegando que são fruto de suposta “ditadura” dos ministros. Muitos incentivam seus pares a postarem as tags, dizendo que elas estão ganhando força nas redes.