O Facebook anunciou que vai encerrar seu sistema de reconhecimento facial e excluir as impressões faciais de mais de um bilhão de pessoas por conta de preocupações crescentes sobre a tecnologia e seu uso indevido por governos, polícia e outros.
“A atitude representará uma das maiores mudanças no uso do reconhecimento facial na história da tecnologia”, escreveu Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial da nova controladora do Facebook, que adotou o nome novo de Meta Platforms, em um blog nesta terça-feira (2).
A empresa, de acordo com ele, estava tentando pesar os casos de uso positivos para a tecnologia “contra as crescentes preocupações da sociedade, especialmente porque os reguladores ainda não estabeleceram regras claras”. A Meta excluirá nas próximas semanas “mais de um bilhão de modelos de reconhecimento facial individual”, disse ele.
O Facebook tem tido algumas semanas agitadas. Na quinta-feira, a rede social anunciou a alteração do seu nome para Meta, mas apenas para a empresa e não para a rede social. A mudança, disse, ajudará a focar na construção de tecnologia para o que vê como a próxima iteração da Internet - o “metaverso”.
A empresa também está enfrentando talvez sua maior crise de relações públicas até agora, depois que documentos vazados da denunciante Frances Haugen mostraram que ela sabia dos danos que seus produtos causam e muitas vezes pouco ou nada fez para mitigá-los.
Metaverso
O metaverso é uma espécie de universo virtual 3D que, segundo alguns, será o futuro da internet. Para Marck Zuckerberg e seus colegas do Meta, trata-se da maior revolução na maneira como interagimos online desde a invenção do smartphone.
A ideia é que, no futuro, vamos interagir com a internet como se estivéssemos literalmente "dentro" dela. As pessoas terão avatares virtuais que serão suas contrapartes nesse mundo digital e, por meio deles, poderão conversar, trabalhar e se conectar com amigos e parentes.
"Ao invés de apenas olhar para a tela, você estará nela", afirmou Sue Young, diretora de produtos do Facebook, em encontro com jornalistas. "Já que passamos tanto tempo em frente a telas, queremos que seja um tempo de qualidade."