Os youtubers Carlito Neto, do canal O Historiador, e Helder Maldonado, dos Galãs Feios, denunciaram através das redes sociais, nesta quinta-feira (14), que um "milionário" apoiador de Ciro Gomes (PDT) os ofereceu dinheiro para que eles atacassem o ex-presidente Lula (PT) em seus canais.
"Sabe quem me ofereceu dinheiro para atacar o Lula? Um milionário cirista que inclusive hoje apoia alguns canais Pro Ciro, e sabe o que eu disse quando me ofereceu grana? Que não cobrava nem recebia para criticar ou defender ninguém meu trabalho é baseado nas minhas análises", acusou Carlito em postagem no Twitter.
Maldonado, por sua vez, endossou: "o mesmo que rompeu com a gente quando negamos fazer o mesmo. Sem novidades. Ele assediou todo mundo no YouTube".
Ambos decidiram, por hora, não revelar o nome do "milionário". "Citar nome de alguém que pertence a família riquíssima não é assim tão simples", disse o youtuber dos Galãs Feios.
À Fórum, Carlito Neto detalhou como se deu a proposta. Segundo ele, seu canal recebia apoio do empresário em questão desde novembro de 2020, mas tudo teria mudado entre abril e maio deste ano, quando Lula retomou seus direitos políticos.
Ele conta que, além de começar a postar "fakes" sobre Lula, o milionário passou a fazer questionamentos a ele e outros youtubers, cobrando que eles falassem do petista e perguntando se eles não iriam "falar nada" sobre o ex-presidente supostamente "não apoiar o impeachment" ou a CPI da Covid.
"Aí chegou em um dos grupos que ele tinha criado a ofereceu certa quantia [de dinheiro] para cada um se fizesse vídeo criticando ou falando mal do Lula. Foi quando todos deixaram de aceitar qualquer apoio e ele disse que, dali em diante, só apoiaria canais ciristas porque ele disse que tinha lado", relatou.
Carlito Neto, bem como Helder Maldonado, fazem questão de destacar que estão tratando sobre uma pessoa em específico, e não sobre Ciro Gomes e sua equipe. Eles afirmam, inclusive, que não podem afirmar que membros do PDT estejam envolvidos neste tipo de proposta.
Os youtubers postaram em suas redes sociais prints de conversas que mostrariam a abordagem do milionário para que eles atacassem Lula em troca de dinheiro.
Confira.