O nome da cantora Elba Ramalho figura, no início da noite desta terça-feira (5), no topo da lista de assuntos mais comentados do Twitter. E não à tona.
Internautas que dizem ser admiradores da artista estão decepcionados com sua teoria conspiratória que veio à tona mais cedo em um vídeo que circula nas redes sociais. Ela sugere, no vídeo, que comunistas estariam "por trás" da pandemia do coronavírus, que já matou quase 200 mil pessoas no Brasil, para "destruir" cristãos.
“Mas tudo bem, estamos aqui, cristãos, sobrevivendo. E vamos sobreviver a essa turbulência que a humanidade está atravessando. Para muitas pessoas é apenas uma pandemia, para nós, o senhor sabe e eu sei, é muito mais coisa por trás dessa pandemia e que vem ainda com o intuito de nos destruir. Nós somos o incômodo, o calo dos comunistas. Somos nós cristãos, mas nós somos também a resistência e vamos permanecer fiéis, porque Deus vai nos proteger”, dispara a cantora. A data em que o vídeo foi gravado ainda é desconhecida.
A repercussão da fala que se assemelha à retórica olavista e bolsonarista foi imediata. "Elba Ramalho morreu, é isso? Que morte triste, morrer pela propria boca.", escreveu uma usuária do Twitter.
"Elba Ramalho nasceu no lindíssimo Nordeste, cantou o frevo e o forró, declamou João Cabral de Melo Neto, cantou e interpretou Ópera do Malandro, de Chico Buarque, ganhou o Brasil e o Mundo. O que dizer dessa declaração: Que fim terrível!", postou outro internauta, em meio a inúmeras postagens demonstrando decepção.
Confira, abaixo, parte das reações.