A deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter, com a hashtag #BiaKicisRacista, na manhã desta segunda-feira (28), após ironizar programa de trainee para negros da rede de Lojas Magazine Luiza.
A deputada publicou card em suas redes com imagens dos ex-ministros Sérgio Moro e Luiz Henrique Mandetta com os rostos pintados de preto.
Por conta da postagem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou indireta na noite deste domingo (27), através do Twitter, para Bia Kicis.
“O preconceito racial é uma das maiores chagas da nossa tradição colonial. Qualquer iniciativa – seja do Estado ou da iniciativa privada – que vise a reparar a história de segregação da população negra deve ser louvada, jamais achincalhada. Racismo é crime e fomentá-lo também”, escreveu Mendes.
Já Mandetta, em entrevista ao Estadão/Broadcast, sistema, reagiu de maneira virulenta à montagem da deputada: "Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. RACISTA!!!!!".
"É triste ver isso. Para mim, não ofende em nada ser caracterizado como negro. Muito pelo contrário. Sou totalmente favorável à companha da Magazine Luiza. Já era fã da dona Luiza e seria, com orgulho, um garoto propaganda de sua loja", disse Mandetta.
A colunista da Folha, Mariliz Pereira Jorge também reagiu através da Twitter à postagem da deputada:
“Bolsonarismo levou ao Congresso a escória. Conseguiu piorar o que já não era bom. Bia Kicis é desde sempre uma figura que representa tudo o que não podemos mais tolerar como sociedade. O que às instituições vão fazer? Notas de repúdio?!”