Pré-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Ávilla emocionou a web nesta quinta-feira (10) ao publicar uma foto ao lado do pai, quando ela tinha 15 anos, falando sobre o preconceito que sofreu e a baixa autoestima desenvolvida à época em razão de ser gorda.
"Não tenho muitos registros de minha adolescência. Pesava 40 quilos a mais do que peso hoje numa sociedade que exaltava a anorexia de modelos. Não gostava de me ver. Não queria me ver. Lembro das comemorações de quinze anos das minhas amigas. Todas lindas de branco. Não parece óbvio para vocês porque eu não quis ir a muitas festas e nem fazer uma? Hoje, passados 24 anos, tudo é claro como o dia", escreveu.
Abraçada com o pai, o engenheiro e professor da Universidade Federal de Pelotas, Alfredo Luís Mendes D’Ávila, Manu lembra da "era Kodak" e agradece às ativistas que militam contra a gordofobia nas redes sociais.
"Quando abro o Instagram e vejo perfis de mulheres gordas que se amam e ajudam outras mulheres - gordas ou não - a se amarem meus olhos brilham de felicidade pela manuela menina que não foi acolhida. Elas me ensinam, assim mesmo em outro tempo, a amar a Manuela que sempre fui", afirma.
Gordofobia nas telas
A publicação acontece um dia depois um caso de gordofobia foi exposto no reality show A Fazenda, da TV Recordo. A funkeira e participante do programa, Jojo Toddynho, teria sido vítima de comentários ofensivos por parte de dois outros colegas nas telas.
Em vídeo, Lucas Cartolouco e Juliano Ceglia - que é atleta - apareceram conversando sobre os corpos de participantes da casa, onde elogiavam a “boa forma” de algumas colegas da edição. Após as avaliações, Cartolouco disparou crítica ao peso de Jojo e ainda sugeriu que a mesma fizesse uma cirurgia bariátrica, sendo acompanhado pelo amigo.
“Tem uns corpos muito bonitos aqui, cara, umas meninas muito bem-cuidadas(...)Mas vem cá... Você não acha que ela [Jojo] deveria fazer uma bariátrica? Não é perigoso, não? ”, questiona Cartolouco.
Ceglia aponta que a situação de Jojo Toddynho era “pesada” e necessitava de “avaliação”.
"Naturalmente dá (para perder peso). Tem que ter uma academia, para o metabolismo andar. Mas o médico é quem tem que ir analisando. Não tem regra", explicou o atleta.
Com informações da Notícias da Tv.