Ex-comentarista da GloboNews, o economista Samy Dana voltou a receber críticas nas redes sociais nesta terça-feira (4) ao comentar sobre as explosões no Líbano que afetaram metade da cidade e deixaram ao menos 10 mortos.
"São três possibilidades até agora: 1) Segundo a Al Mayeeden uma explosão em um depósito que tinha benzeno e outra em num silo de grãos. 2) Já a Al Jazeera fala em explosão em grande fábrica de Fogos de Artfício. 3) A Al Hadath fala que era uma loja de mísseis do Hezbollah", escreveu Dana.
O uso do termo "loja" foi criticado nas redes sociais e apontado como uma cópia mal traduzida de um tuíte do jornalista Ragip Soylu. Na terceira hipótese apresentada no tuíte original, Soylu usa a palavra "store" no sentido de armazenamento, não como estabelecimento comercial.
"A economia é um absurdo mesmo. Loja de mísseis? Que irresponsabilidade... Fonte: Economista Samy Dana", criticou o jornalista Braulio Lorentz.
Dana ainda tentou se justificar dizendo que com loja ele se referia a "alojamento", mas não convenceu. "Parece que nosso grande amigo liberal na economia é conservador no inglês", ironizou o usuário João Carlos de Paiva.
Confira algumas reações nas redes: