O jornalista bolsonarista Guilherme Fiuza foi parar nos TT’s após acusar, neste domingo (30), o Estadão de usar uma foto falsa para mostrar a praia de Ipanema lotada. O jornal, no entanto, demonstrou que a imagem é verdadeira e o jornalista teve que se retratar: “posso ter sido induzido a erro. Se isso aconteceu, o leviano fui eu”.
O jornal respondeu a Fiuza, deu o nome do fotógrafo e o link de outras imagens feitas no mesmo dia: "Oi, Guilherme. As fotos publicadas na nossa matéria foram todas feitas no domingo, 30, pelo fotojornalista Wilton Junior, que também assina o texto em questão. Todas as imagens podem ser vistas em https://bit.ly/2Gb8QcZ".
O jornalista respondeu:
“O @Estadao afirma q não usou foto de arquivo da praia de Ipanema. Todas as fontes q consultei me afirmaram não ter havido essa aglomeração de barracas, mas na série de Wilton Junior aparecem pessoas de máscara e posso ter sido induzido a erro. Se isso aconteceu, o leviano fui eu.”
Veja o texto da primeira postagem de Guilherme Fiuza, onde ele duvida da veracidade da imagem:
“Essa foto q está circulando c/ a praia de Ipanema lotada - um mar de barracas grudadas e uma multidão à beira-mar - informando q isso aconteceu HOJE é uma falsificação. Provavelmente mais uma fake news da patrulha c/ vontade de patrulhar. Nessas horas os Senhores da Verdade somem.”
O jornalista bolsonarista virou o mico do dia, com várias internautas fazendo piadas de sua falsa denúncia. Veja abaixo: