O movimento Sleeping Giants Brasil publicou uma sequência de tuítes nesta quarta-feira (20) explicando a sua atuação após ser revelada uma investigação promovida pelo delegado Ricardo Filippi Pecoraro, da Polícia Federal do Paraná, contra o grupo.
Para justificar a investigação, o delegado critico o movimento dizendo que “passou a fazer acusações graves, contudo genéricas, não apontando exatamente quais teriam sido as fake news que os veículos de comunicação que cita teriam cometido, gerando insegurança à coletividade”.
Em resposta, o Sleeping Giants publicou um longo fio no Twitter destrinchando sua atuação. "O que acontece com o crescimento desses grupos, sites, cursos e perfis de notícias fraudulentas e articulação do ódio? A internet se torna um local cada vez menos seguro, tanto para a sociedade, quanto para empresas anunciantes. É aí que entra o Sleeping Giants", diz em trecho.
O grupo detalha como funciona o financiamento de propagandas pelo Google e afirma que o papel do movimento é "trazer a atenção geral para essas questões" e "mostrar para as empresas quando suas marcas estão sendo estampadas nesse tipo de site, para q elas possam decidir se seguirão financiando a articulação do ódio e notícias fraudulentas, ou não".
"Para o Sleeping Giants, não interessa partido, visão política ou crença religiosa. A internet é um espaço de tds, de liberdade de informação, expressão e associação. Contudo, a desinformação e o discurso de ódio não têm lugar e devem ser combatidos, jogando luz sobre o tema", afirmam.
Confira a sequência publicada pelo movimento:
Muitos tentam definir o Sleeping Giants. Recentemente, descobrimos q um delegado da Polícia Federal decidiu nos investigar, sem qualquer motivo. Percebemos, então, que é hora de nos posicionarmos sobre quem somos, para que a narrativa não fique nas mãos dos radicais. Segue o fio ??
1) A internet é um espaço aberto a todas as visões políticas e opiniões.
2) Porém, de uns anos pra cá, articulações de ódio e de notícias fraudulentas começaram a crescer muito.Para isso, começaram a criar sites, páginas e perfis voltados p/ essa organização.
3) Esses grupos de ódio representam uma ameaça à própria liberdade de expressão.Seus objetivos são de destruir opositores com notícias fraudulentas, compartilhamento em massa organizado por grupos de whatsapp e lavagem cerebral com informações intencionalmente mentirosas.
4) Com o tempo, esses grupos se profissionalizam, criando formas de arrecadar grandes volumes de dinheiro p/ sustentar suas operações.Surgem os cursos, sites com publicidade, canais de Youtube, etc.É aí que a coisa fica extremamente séria e o Sleeping Giants surge. Vamos lá!
5) O que acontece com o crescimento desses grupos, sites, cursos e perfis de notícias fraudulentas e articulação do ódio? A internet se torna um local cada vez menos seguro, tanto para a sociedade, quanto para empresas anunciantes.É aí que entra o Sleeping Giants.
6) Quando uma empresa anuncia no Google Adsense, por exemplo, ela não sabe quais serão os sites q exibirão sua marca. Com isso, seu anúncio pode aparecer em sites de ódio e notícias fraudulentas, financiando esses grupos criminosos e se associando indiretamente a eles.
7) O papel do Sleeping Giants é trazer a atenção geral para essas questões. Mostrar para as empresas quando suas marcas estão sendo estampadas nesse tipo de site, para q elas possam decidir se seguirão financiando a articulação do ódio e notícias fraudulentas, ou não.
8) Para o Sleeping Giants, não interessa partido, visão política ou crença religiosa. A internet é um espaço de tds, de liberdade de informação, expressão e associação. Contudo, a desinformação e o discurso de ódio não têm lugar e devem ser combatidos, jogando luz sobre o tema.
9)Somos muito, o Sleeping Giants é um movimento, não um indivíduo. Os nomes pouco importam, porque o Sleeping Giants é um coletivo.Nós somos todos que dão RT, que cobram, que pressionam por uma internet livre do ódio e de notícias fraudulentas.Todos nós somos Sleeping Giants.
10) Por fim, prometemos continuar este trabalho, o de jogar luz sobre o obscurantismo, de expor a todos onde estão as fontes do ódio e da desinformação, seja através de site, curso, canal ou perfil. E, a partir daí, lutar para q não se lucre com o ódio na internet.