Escrito en
REDES SOCIAIS
el
Um perfil do Instagram está denunciando pessoas que participam e promovem festas clandestinas na quarentena. A conta @ficaemcasabtch está expondo publicações que evidenciam a ocorrência dessas festas.
O perfil reproduz as publicações das festas e identifica as pessoas presentes nas fotos e suas páginas nas redes. Muitas das publicações são postadas sem localização ou referindo-se a uma localidade fictícia.
"A ideia de fazer o perfil surgiu quando os próprios frequentadores começaram a postar em seus perfis e grupos de WhatsApp fotos desses encontros", disse o criador da conta à revista Marie Claire. O internauta, que preferiu não se identificar, afirmou que festas estão acontecendo toda semana ao redor do Brasil.
O perfil é polêmico, por expor as imagens das pessoas envolvida nas festas sem autorização. De acordo com o Código Civil, é necessário autorização para se divulgar fotos de outra pessoa.
O internauta, porém, considera improvável que sofra um processo. "Seria icônico alguém chegar em uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência dizendo que foi exposto porque estava em uma festa clandestina", afirma.
O criador da conta considera que é um crime mais grave frequentar às festas, pois muitas daquelas pessoas podem ser assintomáticas, contribuindo para a disseminação do coronavírus e ameaçando a vida de outras pessoas.
Algumas das pessoas expostas nos posts estão alterando os nomes de usuário e limitando o acesso às suas contas.