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A influenciadora digital Gabriela Pugliese pode ter tido um prejuízo de até R$ 3 milhões, segundo cálculos feitos pela agência Brunch, que gerencia contas de influenciadores como MariMoon, Nath Finanças, Blogueira de Baixa Renda e Dora Figueiredo, a pedido da revista Forbes. De acordo com a agência, as perdas devem ocorrer por conta de quebras de contrato, que podem configurar, inclusive, pagamento de multas.
“A metodologia de precificação usada pela agência leva em conta alguns aspectos para chegar ao valor médio de um post: custos de produção (quanto custou produzir o conteúdo), uso de imagem (quanto custa liberar o uso de imagem para a marca) e distribuição (quanto custa postar o conteúdo para a audiência da influenciadora). Por meio dessa fórmula, a agência concluiu que os posts da influencer no feed, com apenas uma foto, não saem por menos de R$ 17 mil. Já no stories, o valor seria de R$ 21 mil (uma entrega de, aproximadamente, três postagens, que virou praxe no mercado)”, diz a reportagem da Forbes.
Ana Paula Passarelli, cofundadora da Brunch, explica que como a influenciadora apagou a conta, há as cláusulas por quebra de contrato, como ressarcimento do valor pago, multa de até 100% e cancelamento dos pagamentos em aberto. Tudo isso leva a conta aos R$ 3 milhões. Isso sem contar a perda de oportunidades futuras, impossível de dimensionar.
Festa no meio da pandemia
Gabriela teve que apagar sua conta no Instagram, onde tinha mais de 4 milhões de seguidores, após ter divulgado fotos de uma festa em sua casa em plena quarentena como forma de combate à pandemia do coronavírus. Depois de divulgar as imagens, a influenciadora foi bastante criticada e perdeu mais de cem mil seguidores.
No final de março, a influenciadora pegou a Covid-19 no casamento de sua irmã, Marcella Minelli, em Itacaré, sul da Bahia. A cerimônia acabou sendo um foco da infecção, já que diversos convidados foram contaminados.