Escrito en
POLÍTICA
el
Cristiano Zanin, advogado de Lula, postou, nesta quarta (4), em seu Twitter a notícia da absolvição do ex-presidente no caso do “Quadrilhão do PT”.
Zanin disse: “Perante um juiz imparcial, conseguimos hoje a absolvição sumária de @LulaOficial. O magistrado de Brasília indicou a ‘tentativa de criminalizar a atividade política’ pela descabida acusação que ficou conhecida como ‘quadrilhão’ - que faz parte do Lawfare contra @LulaOficial”.
Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.
A decisão foi assinada pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara do Distrito Federal. O caso do chamado "Quadrilhão do PT" foi aquele no qual o procurador Deltan Dallagnol usou seu famoso "Power Point" para tentar criminalizar o ex-presidente e outros integrantes do partido. A decisão do magistrado representa outra derrota para o chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
A acusação é de 2017 e foi oferecida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia era contra Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, além dos ex-ministros, Antonio Palocci e Guido Mantega, e do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por suposta organização criminosa em esquemas que envolvia Petrobras, BNDES e outros setores da administração pública. Todos foram absolvidos nesta quarta (4).
A denúncia foi enviada ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e ao Distrito Federal. Chegou a ser endossada pela Procuradoria e recebida pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, que abriu ação penal.
Veja aqui a decisão que absolveu Lula no caso do "Quadrilhão do PT" - 130.320 – Decisa?oPerante um juiz imparcial, conseguimos hoje a absolvição sumária de @LulaOficial. O magistrado de Brasília indicou a “tentativa de criminalizar a atividade política” pela descabida acusação que ficou conhecida como “quadrilhão” - que faz parte do Lawfare contra @LulaOficial.
— Cristiano Zanin Martins (@czmartins) December 4, 2019