Portal da Saúde, do governo Bolsonaro, divulga site com conteúdo sobre aumento de pênis e seios

"A verdade sobre a Pica de Anão" é o título de um dos textos do "Portal Saúde Brasil", divulgado no site oficial do programa Mais Médicos

Anúncio no site do programa Mais Médicos leva a site de conteúdo duvidoso (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Por Armando Holanda

Fórum estava acessando site oficial do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, quando se deparou com uma surpresa. A chamada em um banner do site, “O portal Saúde do Brasil está de cara nova! Saiba como ter uma vida mais saudável”, parecia inofensiva e até mesmo interessante. Ao clicar no link, no entanto, descobre-se que o site divulgado continha conteúdos estranhos que mais parecem propaganda.

Divulgação do portal "Saúde Brasil" dentro do site do Mais Médicos (circulado em vermelho) - Reprodução

Os textos são intrigantes e de teor questionável. "A verdade sobre Pica de Anão" e “Lift Up Seios funciona mesmo?" são alguns dos links disponíveis no "novo" site. Ao clicar nos links para tentar entender sobre o que seria, a reportagem encontrou páginas aparentemente publicitárias e algumas resenhas. No conteúdo da “Pica de Anão”, por exemplo, somos redirecionados para uma landing page (página de marketing que contém informações sobre determinado produto/empresa, cujo único objetivo é converter compradores).

Textos do site "Portal Saúde Brasil"

Quando partimos para o texto “Lift Up Seios funciona mesmo?”, nos deparamos com outra espécie de propaganda. Dessa vez, mais sútil. Encontramos um texto falando sobre o produto e, no decorrer da leitura, dicas de como acessar sites específicos para obtê-lo. Sobre o "lift up", o texto diz: "Você se sente incomodada com seus seios? Acha que deveriam ser maiores e bem mais firmes? O Lift Up Seios, veio para mudar sua vida, tenha os seios que sempre sonhou, de forma indolor e sem precisar gastar uma fortuna de dinheiro”.

No decorrer da leitura, o site fala sobre o modo de utilização do produto para os seios e sugere comprá-lo diretamente com o fornecedor.

Mudança para o site correto

Questionado pela Fórum sobre o fato do site do Mais Médicos divulgar uma página com conteúdo duvidoso, o Ministério da Saúde informou, a princípio, que iria checar o motivo pelo qual o link estava redirecionando para o portal em questão.

Horas depois, o link foi corrigido e agora direciona para para outra página que não contém o conteúdo antes mencionado.

Confira a nota do Ministério.

O Ministério da Saúde informa que o site citado não é um portal oficial do Governo Federal. O projeto Saúde Brasil está disponível no endereço https://saudebrasil.saude.gov.br/ que inclusive está em processo de migração para o portal único do gov.br, que foi instituído pelo decreto 9.756 de abril de 2019 e também trata da unificação dos canais digitais da Administração Pública Federal. Sendo assim, os conteúdos divergentes dos valores do órgão não possuem nenhum vínculo com a pasta.

*Matéria atualizada às 16h59 em 21/06/2021 para acréscimo de informação