Vídeo da Secom comprova que Arthur Weintraub foi designado por Bolsonaro para gabinete da cloroquina

"Logo no fim de fevereiro, começo de março, eu já conversando, o presidente, ele teve já uma postura de entender o problema. [...] E o presidente sempre defendeu o que, existe um tratamento precoce, um atendimento precoce, que envolve o uso 'off label' da hidroxicloroquina e da cloroquina", diz Weintraub. Assista

Arthur Weintraub (Reprodução)
Arthur Weintraub (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Uma publicação do dia 24 de agosto no perfil da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República comprova que o ex-assessor-chefe adjunto da assessoria especial da Presidência, Arthur Weintraub, foi designado por Jair Bolsonaro "especialmente para acompanhar questões relativas ao tratamento precoce da Covid-19".

"Nesta segunda (24), Weintraub e representantes de mais de 10 mil médicos falaram sobre como vencer a doença", diz a publicação, divulgando vídeo de Weintraub no evento “Brasil Vencendo a Covid”, reaizado no Palácio do Planalto.

"Logo no fim de fevereiro, começo de março, eu já conversando, o presidente, ele teve já uma postura de entender o problema e ele sempre tratou essa questão sem dogmas, sem verdades incontestáveis. E o presidente sempre defendeu o que, existe um tratamento precoce, um atendimento precoce, que envolve o uso 'off label' da hidroxicloroquina e da cloroquina", diz Weintraub.

"Com o tratamento ainda no início da doença e os remédios certos, sem ideologizar o problema nem usar uma crise de saúde como instrumento político, é possível salvar cada vez mais vidas", diz o texto do tuite publicado no dia 24 de agosto, quando o Brasil registrou 115.451 mortos pela Covid-19.

https://twitter.com/secomvc/status/1298021207288283137

Twitter
Em uma sequência no Twitter, o perfil @odemotape listou uma série de publicações de Arthur Weintraub. Em um deles, de 8 de agosto, Weintraub compartilha uma publicação dele próprio, no dia 19 de março de 2020, e diz que "já vinha falando da hidroxicloroquina" com Bolsonaro. "Lembro que cheguei a trabalhar no final de semana dando apoio com insumos e doações de medicamento", escreveu em agosto.

No tuite de março, o ex-assessor de Bolsonaro, que foi alçado a um cargo na OEA pelo presidente, cita Donald Trump para compartilhar um estudo sobre a cloroquina em que "aparentemente há eficácia no tratamento".

Na sequência, o perfil ainda compartilha uma notícia da revista Época de junho de 2020, que diz que Abraham Weintraub nomeou o anestesista Luciano Dias Azevedo para o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Defensor da cloroquina, Dias Azevedo discursou no evento dos médicos com Bolsonaro e seria um dos principais municiadores de informação do gabinete paralelo.

O anestesista, que chegou a ser cotado para o Ministério da Saúde, também é um crítico da OMS, que afirma estar prestando um "desserviço".

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar