O presidente Jair Bolsonaro usou o vídeo de uma ex-apoiadora indígena para voltar a culpar as tribos pelos incêndios na Amazônia e no Pantanal.
"A cultura indígena e a Amazônia. Peço compartilhar, inclusive para o exterior", escreveu o presidente, no Twitter, acompanhado de um vídeo de Ysani Kalapalo, de 2009. Nas imagens, ela fala que está apagando um incêndio porque o avô limpou o terreno. A área, porém, tem menos de 10 m2 e investigações da Polícia Federal apontam que as queimadas são originadas por grandes produtores rurais, para criar área de pasto.
Kalapalo abraçou o bolsonarismo e chegou a posar com Bolsonaro na ONU, em 2009, em uma tentativa de dizer que o governo tinha apoio de lideranças indígenas. Kalapalo, porém, não representa as comunidades e o presidente é alvo críticas de importantes lideranças, como o cacique Raoni Metuktire.
Em junho deste ano, Kalapalo afirmou estar "decepcionada" com Bolsonaro. "Está faltando diálogo com as minorias. Eu tinha muita expectativa de que o governo dele seria diferente, mas, depois de esperar e esperar, isso não está acontecendo”, afirmou.