Em nova carta aberta a Jair Bolsonaro, Jô Soares se referiu ao presidente como "VoSSa Redundância", enfatizando o SS, uma referência à Schutzstaffel (Tropa de Proteção, em tradução livre), uma organização paramilitar que deu suporte ao partido nazista e se transformou no exército de Adolf Hitler com o lema "minha honra chama-se lealdade".
Leia também: Jô Soares em carta a Bolsonaro: “Sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. É o rei dos animais”
"A propósito: gostaria de saber se VoSSa Redundância já leu o livro sobre Churchill que estava sobre a sua mesa na hora da posse ou resolveu se aprofundar na biografia de outros políticos mais interessantes da mesma época?", ironiza o humorista e ex-apresentador da TV Globo.
Na carta, Jô ainda compara a "ala ideológica" do governo, que tem como guru o astrólogo Olavo de Carvalho, à Patafísica, a ciência das soluções imaginárias, criada pelo dramaturgo francês Alfred Jarry, que trata de modo cômico a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo.
"Ouso dizer, sob pena de revelar um segredo de Estado, que a sua ideologia é a patafísica. Sim! Saudações! Ufano-me em dizer que VoSSa Redundância é o primeiro presidente patafísico do mundo", escreve Jô.
Em novembro de 2019, Jô Soares já havia escrito uma carta comparando o condomínio Vivendas da Barra, onde moram Bolsonaro, o filho Carlos, e o suspeito de assassinato de Marielle Franco, Ronnie Lessa, de "valhacouto de papalvos", uma espécie de "refúgio de patetas".
"Sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. É o rei dos animais”, escreveu à época.
Leia a carta na íntegra