Em conversa com o ex-piloto de corrida Emerson Fittipaldi em uma churrascaria nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro voltou a culpar os governadores dos Estados pelo alto preço da gasolina e do diesel.
"Emerson, pela quinta vez no ano baixamos o preço do combustível, em 5% na refinaria. Sabe quanto baixou na bomba? Zero. Esse é o Brasil. E quando eu falo de quem é a responsabilidade, pessoal faz listinha, assina 15, 20 personalidades para dar pancada em mim, que eu tô atingindo governador. Eu não tô atingindo governador, eu tô mostrando uma realidade", diz Bolsonaro no vídeo, que foi divulgado nesta manhã nas redes sociais pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro.
Bolsonaro se referia ao documento assinado por 22 dos 27 governadores rebatendo a declaração feita no início de fevereiro em que o presidente culpava os mandatários dos estados, dizendo que eles “prejudicam o consumidor” cobrando em médio 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias.
Ao ex-piloto, Bolsonaro disse que quer que "o ICMS incida na origem, no preço do combustível na refinaria". "Agora vão conhecer a verdade", disse, sem levar em conta que a alta do preço dos combustíveis é uma política do próprio governo.
No vídeo divulgado por Carlos Bolsonaro, o presidente aparece ainda ao lado de Donald Trump nos bastidores do jantar com o colega estadunidense. Nas imagens, Bolsonaro recebe elogios de Trump e diz que "alguma coisa é inspirada nele".