Escrito en
POLÍTICA
el
De repente, Jair Bolsonaro iniciou esta semana com uma defesa enfática contra a taxação da energia solar, falando falsamente em nome da defesa dos "brasileiros". Em vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (5), o presidente disse que “no que depender” do seu governo, não haverá taxação desse tipo de geração “e ponto final”.
Porém, a verdade é que Bolsonaro atendeu ao lobby do setor e da bancada ruralista ao defender a continuidade dos subsídios para a energia solar.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, durante o fim de semana, Bolsonaro leu um artigo do lobista da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Heber Galarce, que é integrante do grupo de trabalho SOS Geração Distribuída, ao lembrar da rejeição à taxação que foi comunicada pela bancada ruralista, que reúne 243 dos 513 deputados e por 39 dos 81 senadores.
Em recado ao presidente, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), disse que caso a Aneel decida taxar esta fonte de energia a medida será derrubada no Congresso. "Tributar esta energia é uma grande irresponsabilidade", disse o representante dos ruralistas, grupo que mais usufrui desse tipo de geração de energia.
À Folha, Heber Galace, disse que conversou com Bolsonaro e disse que agiu contra interesse de outros lobistas do setor de energia.
"Existem interesses escusos em cima do lobby de distribuidores, de termelétricas e afins. O presidente não estava atento a isso. Nós colocamos a luz para ele", afirmou.