Escrito en
POLÍTICA
el
O vereador do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) questionou, em seu Twitter, se é possível o governo Bolsonaro se manter com apenas 30% de apoio. O tema vem sendo debatido por muitos políticos e cientistas sociais.
Maia comentou artigo publicado neste domingo (4), em O Estado de S.Paulo, intitulado "Bolsonaro e a teoria do pneu murcho".
"Se há mesmo uma estratégia de Jair Bolsonaro em forçar a radicalização para governar ancorado no um terço ultraconservador da população, ela embute altos riscos, observa um analista de pesquisas. É possível governar com apenas 30% de apoio? Sim, como é possível rodar com um pneu murcho; mas em qual velocidade, a que custo e até onde? No ritmo em que o presidente consome capital político, se os índices de reprovação superarem 45%, a viagem até 2022 poderá depender em larga medida de um milagre de aulo Guedes e da simpatia do Congresso", diz um dos trechos do artigo..
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.
Respeitado sob o ponto de vista de leituras de pesquisas políticas no Brasil, o também economista avalia que é possível. No entanto, não acredita que o governo chegará muito longe.
Em suas palavras, Maia conclui: “Sim, como é possível rodar com um pneu murcho, mas em qual velocidade, por quanto tempo e até onde?”.
O pai do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), se refere à queda de popularidade de Jair Bolsonaro, que, de acordo com as últimas pesquisas, conta com cerca de 30% de apoio da população. Trata-se do índice mais baixo de um presidente em primeiro mandato, com apenas sete meses de gestão.
(Coluna Estadão-04) É possível governar com apenas 30% de apoio? Sim, como é possível rodar com um pneu murcho, mas em qual velocidade, por quanto tempo e até onde?
— Cesar Maia (@cesarmaia) August 4, 2019