A disputa pela prefeitura de Mauá, cidade do ABC Paulista, teve uma reviravolta nesta sexta-feira (27) com a divulgação da pesquisa de intenções de voto para o segundo turno feita pelo Instituto ABC Dados.
O levantamento mostra uma virada surpreendente de Marcelo Oliveira (PT), que aparece liderando a corrida com 53% das intenções de votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos. O atual prefeito da cidade, Átila Jacomussi (PSB), por sua vez, soma 47% das intenções de voto.
Trata-se de uma virada surpreendente por parte do petista, visto que o primeiro turno terminou com Jacomussi na primeira colocação, com 36,48%, contra 19,84% de Oliveira. Além disso, pesquisas do início de novembro indicavam uma possibilidade do candidato do PSB liquidar o pleito ainda no primeiro turno.
A nova pesquisa ABC Dados também mostra as intenções de votos totais. Neste cenário, Oliveira soma 38%, enquanto Jacomussi atinge 34% das intenções de voto. Brancos e nulos marcam 19%, e outros 10% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Em seu site oficial, o PT comemorou a disparada das intenções de voto em Marcelo Oliveira. "A virada chegou a três dias do segundo turno e a estrela do PT vai voltar a brilhar no município paulista", escreveu a legenda.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de novembro e ouviu 600 eleitores de Mauá. A margem de erro é 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.