Saiba o resultado das eleições para prefeito em todas as capitais brasileiras

Somente Brasília e Macapá não tiverem eleição; confira quem liquidou o pleito no primeiro turno e quais candidatos disputarão o segundo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Neste domingo (15), em uma situação atípica por conta da pandemia do coronavírus, milhões brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores de seus municípios.

A maior parte dos votos, nas principais cidades brasileiras, já foi apurada. Confira, abaixo, o resultado da eleição para prefeito nas capitais, com as exceções do Macapá (AP), que teve o pleito adiado por conta do caos provocado pelo apagão elétrico, e Brasília, que não tem eleição este ano.

Rio Branco (AC): Na capital do Acre, Tião Bocalom (PP) quase liquidou a disputa no primeiro turno, mas obteve 49,58% dos votos e disputará o segundo turno com Socorro Neri (PSB), que teve 22,68% dos votos.

Manaus (AM): A capital do Amazonas terá segundo turno entre Amazonino Mendes (Podemos), que somou 23,91% dos votos válidos, e David Almeida (Avante), que conquistou 22,36% dos votos.

Salvador (BA): Bruno Reis (DEM), vice do atual prefeito ACM Neto, venceu a eleição em Salvador em primeiro turno, com 64,20% dos votos válidos, derrotando Major Denice (PT), que teve 18,86%.

Fortaleza (CE): A capital cearense terá segundo turno entre Sarto (PDT), que somou 35,7% dos votos válidos, e o candidato bolsonarista Capitão Wagner (Pros), que obteve 33,32% dos votos.

Vitória (ES): O bolsonarista Delegado Pazolini (Republicanos) enfrentará o ex-prefeito João Coser (PT) no segundo turno da capital do Espírito Santo. Pazolini teve 30,95% dos votos, contra 21,82% de Coser.

Goiânia (GO): O segundo turno na capital de Goiás será entre Maguito Vilela (MDB), que conquistou 36,02% dos votos, contra Vanderlan Cardoso (PSD), que obteve 34,67% dos votos válidos.

São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos) foi o vencedor do 1º turno em São Luís, com 37,81% dos votos válidos. Ele enfrentará, no 2º turno, Duarte (Republicanos), que somou 22,15% dos votos.

Cuiabá (MT): Em Cuiabá, Abílio (Podemos) foi o mais votado, com 33,72%, e irá enfrentar Emanuel Pinheiro (MDB), com 30,64%, no segundo turno.

Campo Grande (MS): Marcos Marcello Trad (PSD), primo do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liquidou o pleito na capital do Mato Grosso do Sul já no primeiro turno e foi reeleito prefeito da cidade com 52,58% dos votos válidos.

Belo Horizonte (MG): Conforme já apontavam as pesquisas de intenção de voto, o atual prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), se reelegeu em primeiro turno com certa facilidade. Ele teve 63,36% dos votos válidos.

Belém (PA): O candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera na disputa com 34,2% dos votos. Ele disputa o segundo turno contra o Delegado Federal Eguchi (Patriota), que ficou com 23%.

João Pessoa (PB): Na capital paraibana, Cicero Lucena (PP), que teve 20,72% dos votos válidos, enfrentará no segundo turno Nilvan Ferreira (MDB), que somou 16,61% no total da votação.

Curitiba (PR): O atual prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca (DEM), venceu a eleição em 1º turno, neste domingo (15), e foi reeleito para mais um mandato na capital paranaense.

Recife (PE): O segundo turno na capital pernambucana deverá ter disputa apertada. João Campos (PSB) passou em primeiro, com 29,17% dos votos válidos, enquanto Marília Arraes (PT) obteve 27,95%.

Teresina (PI): A capital do Piauí terá segundo turno com Dr. Pessoa (MDB), que obteve 34,53% dos votos, contra Kleber Montezuma (PSDB), que teve índice de 26,70% de votação.

Rio de Janeiro (RJ): O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) teve 21,90% dos votos e disputará segundo turno contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que terminou o primeiro turno na liderança, com 37,01% dos votos.

Natal (RN): O atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), se reelegeu em primeiro turno. Com mais de 88% das urnas apuradas, o tucano obteve 57,13% dos votos válidos, derrotando o Senador Jean (PT) que, até este ponto da apuração, somou 14% dos votos válidos.

Palmas (TO): Cinthia Ribeiro, do PSDB, foi reeleita prefeita de Palmas, no Tocantins. Com 98,73% das urnas apuradas, a candidata tucana somava 36,22% dos votos. A cidade não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores.

Porto Alegre (RS): A votação em na capital gaúcha teve reviravolta. Manuela D'Ávila (PCdoB), que liderava com folga as pesquisas eleitorais, passou para o 2º turno com 29% dos votos. Seu adversário no dia 29 de novembro será Sebastião Melo (MDB), que obteve 31,01% dos votos válidos.

Porto Velho (RO): O segundo turno na cidade será entre Hildon Chaves (PSDB), que conquistou 34,01% dos votos, e Cristiane Lopes (PP), que somou 14,32%.

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB) chegou perto da vitória em primeiro turno, mas conquistou 49,64% dos votos e, por não ultrapassar os 50%, disputará segundo turno contra Ottaci (Solidariedade), que obteve índice de 10,59% na votação.

Florianópolis (SC): O atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), conseguiu ser reeleito em primeiro turno. Ele obteve 53,46% dos votos válidos. Elson Pereira (PSOL) ficou com 18,13%

São Paulo (SP): Na maior cidade do país, os egundo turno será disputado entre o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Covas somou 32,85% dos votos válidos, enquanto Boulos obteve 20,24%.

Aracaju (SE): O candidato do PDT, Edvaldo, vai disputar o segundo turno com Delegada Danielle (Cidadania). Ele obteve 45,54% dos votos válidos, contra 21,32% da adversária.

Maceió (AL): Última capital brasileira a finalizar a apuração, Maceió terá segundo turno entre Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Cadas, o JHC, candidato do PSB. Com 94,5% dos votos apurados na capital alagoana, o medebista, apadrinhado pelo senador Renan Calheiros (MDB), somava 29,09% contra 28,43% do pessebista, que é deputado federal

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar