TRE define nova data para eleição em Macapá

Adiamento do pleito na capital do Amapá acontece em meio ao caos do apagão no estado, que completou 11 dias nesta sexta-feira

Protestos no bairro de Santa Rita (Foto: Rudja Santos/Amazônia Real/Fotos Públicas)
Escrito en POLÍTICA el

Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou o adiamento das eleições em Macapá (AP), em virtude do caos provocado pelo apagão elétrico no estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu, nesta sexta-feira (13), as datas dos pleitos: 1º turno no dia 13 de dezembro e 2º turno, se houver, no dia 27 de dezembro.

Em outras cidades brasileiras a eleição acontecerá normalmente nos dias 15 e 29 de novembro.

O TSE ainda precisa aprovar as novas datas da eleição em Macapá indicadas pelo tribunal local.

Leia também - Apagão: Randolfe consegue liminar para que União pague R$ 1,2 mil para cada cidadão do Amapá

No ofício enviado ao TSE em que pleiteou o adiamento da eleição, a Justiça Eleitoral do Amapá disse que foi informada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Exército e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que algumas ações de vandalismo estão sendo coordenadas por membros de facções criminosas

“Convém destacar que no próximo domingo, dia 15.11.2020, várias manifestações estão sendo convocadas para demonstração de desagrado em frente aos locais de votação, o que colocaria em risco os eleitores da capital”, alertou o TRE.

O caos vem sendo provocado pelo apagão elétrico que atinge o estado há 11 dias. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 21h de terça-feira (3). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um transformador pegou fogo e foi totalmente destruído.
Até o momento, a energia não foi totalmente restabelecida e há um rodízio para atendimento à população.