Pesquisa do Instituto RealTime Big Data encomendada pela CNN Brasil e divulgada nesta segunda-feira (19) mostra que o candidato à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos), pode já estar sofrendo a desidratação que o retirou do segundo turno nas eleições de 2016 e 2012.
Apoiado por Jair Bolsonaro, Russomanno consta na pesquisa empatado tecnicamente com o atual prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB). O postulante do Republicanos tem 25% das intenções de voto, contra 24% do tucano. A última pesquisa do RealTime, divulgada na última sexta-feira (16) e encomendada pela Record, mostrava Russomanno com 28% e Covas com 23%. Ou seja, o candidato de Bolsonaro pode estar caindo e o atual prefeito crescendo. Isso porque, apesar das duas pesquisas RealTime terem sido encomendadas por emissoras diferentes, outras pesquisas como Ibope e Datafolha já vinham mostrando queda de Russomanno e crescimento de Covas.
Logo atrás dos dois aparece Guilherme Boulos (PSOL) que, segundo o levantamento, tem 12% das intenções de voto. Na última pesquisa RealTime o psolista tinha 10%, fato que pode confirmar sua tendência de crescimento já observada nos últimos estudos do Ibope e Datafolha.
A quarta colocação é ocupada por Márcio França (PSB), que tem 8%. Ele é seguindo por Jilmar Tatto (PT), que soma 4% das intenções de voto.
Confira a relação completa.
Celso Russomanno (Republicanos) - 25%
Bruno Covas (PSDB) - 24%
Guilherme Boulos (PSOL) - 12%
Márcio França (PSB) - 8%
Jilmar Tatto (PT) - 4%
Andrea Matarazzo (PSD) - 3%
Joice Hasselmann (PSL) - 2%
Arthur do Val/Mamãe Falei (Patriota) - 1%
Marina Helou (Rede) - 1%
Orlando Silva (PCdoB) - 1%
Antônio Carlos (PCO) - 0%
Vera (PSTU) - 0%
Levy Fidelix (PRTB) - 0%
Filipe Sabará (Novo) - 0%
Nulo/Branco - 10%
Não sei - 9%
O levantamento RealTime Big Data/CNN entrevistou 1.050 pessoas entre os dias 14 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.