Ex-presidente do Clube Militar do Rio de Janeiro, uma das principais trincheiras de defesa da Ditadura no Brasil, de onde saiu para ser vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado, o general Hamilton Mourão (Republicanos-RS) deu chilique nas redes sociais com a fake news propagada pela mídia liberal sobre a socióloga Rosângela Silva, a Janja, e acusou Lula de censura como a "que existe lá na China".
LEIA MAIS:
O fofoqueiro de Pequim: quem vazou a reunião que gerou boato sobre "climão" entre Janja e Xi Jinping
Te podría interesar
"Janja e Lula protagonizaram mais um fiasco internacional quando reclamaram sobre o TikTok a Xi Jinping. Janja não tem cargo e extrapola os limites ao dizer para o mandatário chinês que o algoritmo da plataforma favorece a extrema direita", escreveu o senador militar ecoando a mentira propagada por Andrea Sadi, da Globonews - emissora que os bolsonaristas acusam e ser "comunista".
Em entrevista ainda na China, Lula rebateu a fofoca e disse que foi ele próprio quem introduziu o tema da regulação das redes digitais no jantar oficial com o líder chinês.
Te podría interesar
“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para a gente discutir a questão digital, e sobretudo o TikTok”, afirmou o presidente, reforçando que a participação de Janja foi pertinente e respeitosa. “E aí, a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças".
“O fato da minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar", disse, ainda, Lula.
Mourão, assim como a Globo, seguiu repercutindo a mentira, dizendo que "em verdade, as inúmeras gafes, constrangimentos e erros diplomáticos do casal são o transparente reflexo de seus reais desejos, ou seja, querem regular para combater adversários políticos e o sonho maior seria terem aqui no Brasil o poder de censurar que existe lá na China".
A ignorância do senador, em relação a Lula e a China, um país estigmatizado pela ultradireita e pelos militares submissos aos interesses dos EUA, segue na imagem divulgada, dizendo que "o PT quer censura, simples assim" sobre o print de uma reportagem de outra jornalista da "comunista" Globo.