A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) usou as redes sociais para fazer uma dura crítica ao depoimento da influenciadora Virgínia Fonseca, além de condenar toda a cena que ocorreu na terça-feira (13) durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das bets.
Para Erika Hilton, não houve “nada de engraçado” na sessão com Virgínia Fonseca na CPI das bets. A deputada listou os danos que as plataformas de apostas online têm causado à sociedade brasileira:
Te podría interesar
“As estimativas do número de usuários dessas plataformas variam, indo de 22 milhões, conforme pesquisa do Senado Federal, até 52 milhões de brasileiros, segundo dados do Banco Central. Mesmo que sejam “só” 22 milhões de usuários, isso representa mais de 10% da população do nosso país”, iniciou a parlamentar.
Em outro momento, Erika Hilton destacou que, “conforme o Serasa, 57% dos apostadores endividados não eram endividados antes de começarem a apostar. E 44% dos apostadores no Brasil usam essas plataformas na expectativa de ganhar dinheiro para pagar dívidas”.
Te podría interesar
A deputada também trouxe dados do Banco Central (BC): “De acordo com os dados mais recentes do Banco Central, de abril deste ano, os brasileiros estão gastando 30 BILHÕES de reais por mês nessas plataformas. E só uma parte desse dinheiro retorna como prêmio.”
Posteriormente, Erika Hilton falou sobre as estratégias dessas plataformas para enganar as pessoas: “Essas plataformas criam personagens fofinhos, como o tigrinho e o coelhinho, oferecem promoções abusivas — em que seu depósito se multiplica se você apostar o suficiente — e gastam MUITA grana em propagandas. Muitas delas são enganosas e simplesmente criminosas, como o ‘horário certo’ para jogar no tigrinho, a conta demo da influencer, a plataforma que ‘está pagando agora’, entre outras.”
Por fim, a deputada detona a postura de Virgínia Fonseca e dos senadores durante a sessão da CPI das bets: “Me entristece o que aconteceu ontem no Senado. A CPI das Bets investiga justamente essas práticas que destroem famílias. Não é lugar nem hora de influencer fazer piada ou de senador tietar influencer. É abjeto e revoltante que a transformação do episódio de ontem em espetáculo sirva para normalizar, novamente, as práticas destrutivas de quem lucra com a desgraça do nosso povo.”