NA ROUPA DE BRASILEIROS

Campanha "sem anistia" tenta emplacar 5 milhões de mensagens

Movimento "formiguinha" atua junto a movimentos sociais

Num evento da PUC sobre os 61 anos do golpe de 64, as mensagens do grupo ficaram em lugar de destaque no palco.
Subliminar.Num evento da PUC sobre os 61 anos do golpe de 64, as mensagens do grupo ficaram em lugar de destaque no palco.Créditos: Reprodução TV PUC
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto Jair Bolsonaro e aliados fazem grandes manifestações públicas para promover a anistia aos seus, um contra-movimento silencioso está acontecendo nas ruas, sintetizado em um botão/broche que pode ser fixado nas roupas ou nas paredes de casa: "Pela Democracia: Sem anistia para golpista e prisão para Bolsonaro".

Até agora, o Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia -- MNCCD diz ter distribuído 35 mil peças, mas pretende chegar a 5 milhões.

Integrantes da comunidade, organizada em uma rede social, tem participado em todos os eventos de defesa da democracia para fixar a mensagem em lugares públicos.

De certa forma, a campanha lembra uma antiga estratégia de marketing de religiosos, que espalharam a frase "Leia a Bíblia" pichada em pedras ou muros de rodovias de todo o Brasil.

A ideia é repetir a mensagem 5 milhões de vezes.

Repetir, repetir, repetir

Discretamente, os militantes do MNCCD espalham a frase em todas as atividades públicas, além de vender o botão/broche que ajuda a financiar a campanha.

Eles frisam que, apesar do nome do movimento, que destaca o combate à corrupção, não se engajaram em atividades favoráveis à Operação Lava Jato.

O MNCCD deu apoio ao "Movimento Indígena na Luta pela Terra, contra os projetos de morte de Bolsonaro e Lira" e na campanha pela rejeição do acordo comercial Mercosul-União Europeia, dentre outros.

Porém, com a possibilidade real de que os golpistas de 8 de janeiro recebam anistia, o MNCCD concentrou seus esforços em espalhar de maneira insistente a mensagem que exige a prisão de Bolsonaro ao menos 5 milhões de vezes.

O marketing de repetição é frequentemente adotado pela extrema-direita para fixar uma ideia, mas desta vez está sendo usado contra ela de maneira silenciosa e subliminar.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar