Enquanto Jair Bolsonaro e aliados fazem grandes manifestações públicas para promover a anistia aos seus, um contra-movimento silencioso está acontecendo nas ruas, sintetizado em um botão/broche que pode ser fixado nas roupas ou nas paredes de casa: "Pela Democracia: Sem anistia para golpista e prisão para Bolsonaro".
Até agora, o Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia -- MNCCD diz ter distribuído 35 mil peças, mas pretende chegar a 5 milhões.
Te podría interesar
Integrantes da comunidade, organizada em uma rede social, tem participado em todos os eventos de defesa da democracia para fixar a mensagem em lugares públicos.
De certa forma, a campanha lembra uma antiga estratégia de marketing de religiosos, que espalharam a frase "Leia a Bíblia" pichada em pedras ou muros de rodovias de todo o Brasil.
Repetir, repetir, repetir
Discretamente, os militantes do MNCCD espalham a frase em todas as atividades públicas, além de vender o botão/broche que ajuda a financiar a campanha.
Eles frisam que, apesar do nome do movimento, que destaca o combate à corrupção, não se engajaram em atividades favoráveis à Operação Lava Jato.
O MNCCD deu apoio ao "Movimento Indígena na Luta pela Terra, contra os projetos de morte de Bolsonaro e Lira" e na campanha pela rejeição do acordo comercial Mercosul-União Europeia, dentre outros.
Porém, com a possibilidade real de que os golpistas de 8 de janeiro recebam anistia, o MNCCD concentrou seus esforços em espalhar de maneira insistente a mensagem que exige a prisão de Bolsonaro ao menos 5 milhões de vezes.
O marketing de repetição é frequentemente adotado pela extrema-direita para fixar uma ideia, mas desta vez está sendo usado contra ela de maneira silenciosa e subliminar.