REDES SOCIAIS

Grok, IA da rede X, de Elon Musk, aponta "inconsistências médicas" em foto de Bolsonaro internado

Inteligência Artificial analisa imagem divulgada por Bolsonaro e ressalta dois pontos inconsistentes que "sugerem que a imagem pode ter sido manipulada ou encenada, não refletindo uma situação médica real".

Jair e Carlos Bolsonaro na UTI do hospital DF Star.Créditos: Rede X / Jair Bolsonaro
Escrito en POLÍTICA el

Inteligência Artificial (IA) da rede X, o Grok apontou "inconsistências" em uma foto recente divulgada por Jair Bolsonaro (PL) internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital DF Star, em Brasília.

Se recuperando de uma cirurgia complexa para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, o ex-presidente tem divulgado imagens com aparelhos hospitalares buscando comover os apoiadores nas redes.

No entanto, para a IA da rede de Elon Musk as fotos apresentam "inconsistências médicas". A Grok foi indagada pelo perfil @REC77CER sobre "o que tem de errado" em uma imagem divulgada por Bolsonaro.

"A imagem apresenta inconsistências médicas. Primeiro, o tubo nasogástrico parece estar apenas colado sobre o nariz, não inserido, o que é incorreto para esse tipo de sonda, que deve entrar pela narina até o estômago", diz a IA.

"Segundo, uma pessoa com sonda nasogástrica para alimentação não deveria estar comendo com colher, pois isso pode causar complicações como aspiração", diz a Grok, ressaltando que "esses pontos sugerem que a imagem pode ter sido manipulada ou encenada, não refletindo uma situação médica real".

Sem “movimentos intestinais efetivos”

Boletim médico divulgado na tarde deste sábado (19), informa que Bolsonaro apresentou um episódio de alteração da pressão arterial, já controlado.

O ex-presidente segue sem se alimentar pela via oral, recebendo alimentação pela veia, já que ainda não apresentou “movimentos intestinais efetivos”.

“Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o texto do boletim.
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar