O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (17) que estabeleceu diálogo com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) para avançarem para o fim da greve de fome de Glauber Braga (PSOL-RJ).
O deputado está há mais de uma semana em greve de fome após o Conselho de Ética votar a favor da cassação de seu mandato. Ele afirma que a decisão é uma "perseguição" do ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), após denúncia contra o orçamento secreto.
Te podría interesar
Em post no X, Hugo Motta afirmou que garante que, "após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar".
"Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo", finaliza a nota.
Te podría interesar
Durante esse período, Glauber recebeu o apoio de diversos políticos, entre deputados e ministros, e movimentos sociais. Em entrevista à Fórum, Sâmia, esposa do parlamentar, comentou sobre o processo de cassação e as expectativas para a votação em Plenário. Confira nesta reportagem.
Leia também:
Os bastidores da negociação que salvou o mandato de Glauber Braga
Após o anúncio de Motta, alguns líderes políticos se pronunciaram. A deputada e líder da bancada do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), declarou: "Finalmente, o pronunciamento do presidente da Câmara,@HugoMottaPB, com a decisão de adiar pelo menos até o retorno do recesso a votação da cassação de@Glauber_Braga. A pressão dos movimentos sociais e de quem luta pela democracia trabalhada. O defensor Glauber é defensor do povo e da democracia. Que possamos ter uma saída definitiva que não rompa com o princípio da proporcionalidade e que garanta o óbvio: que nosso deputado Glauber siga representando o povo que o elegeu. Glauber fica!".
Veja quem visitou Glauber Braga na Câmara durante greve de fome
Em greve de fome desde o dia 9, contra a decisão favorável do Conselho de Ética pela cassação de seu mandato, o deputado federal Glauber Braga está dormindo na Câmara dos Deputados e já recebeu visitas de diversos políticos e movimentos sociais.
Abaixo, veja quem já visitou o deputado durante greve de fome:
- Sâmia Bomfim (Psol-SP), deputada federal e mulher do deputado;
- Hugo, filho de Glauber;
- Roberto, pai;
- Ivana, irmã;
- Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais;
- Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social;
- Márcio Macêdo, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República;
- Lindbergh Farias, deputado federal;
- Célia Xakriabá (Psol-MG), deputada federal;
- Cida Gonçalves, ministra das Mulheres;
- Fábio Felix (Psol), deputado distrital do Distrito Federal;
- Marco Nanini, ator;
- Thiago Rocha Pereira, da Comissão Justiça e Paz do Pará;
- Carlos Daniel Dell Santo Seidel, secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz;
- Ana Paula Daltoê Inglêz Barbado, da Comissão Justiça e Paz – Regional Brasília;
- Cristiane Santana de Araújo, da Comissão Justiça e Paz do Mato Grosso do Sul.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.