Um homem foi detido pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira (14) após emparelhar seu carro com o comboio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e proferir ofensas durante a passagem da comitiva pela BR-101, na altura de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro.
VÍDEO: Veja o momento em que homem emparelha com comboio de Lula e é detido pela PF
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o motorista trafegava pelo acostamento quando se aproximou do comboio e passou a fazer provocações. A atitude foi considerada temerária pela equipe de segurança, que ordenou a parada do veículo.
O carro estava ocupado por quatro pessoas, mas apenas o motorista – identificado pelas iniciais I.O.R. – foi conduzido à delegacia da PF em Campos. Ele prestou depoimento e foi liberado em seguida. Segundo a corporação, o homem responderá por injúria.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o motorista grita palavras como “ladrão” e “vagabundo” em direção ao presidente, além do instante em que é interceptado pela PF.
Agenda no RJ
Na ocasião, Lula seguia para a inauguração de um novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos. No dia seguinte (15), o presidente cumpriu agenda em outras cidades do interior fluminense, com visitas às obras de ampliação da Rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras, e ao complexo industrial da Nissan, em Resende.