COOPERAÇÃO

Comitiva brasileira participa de encontro no Paraguai para parceria em Direitos Humanos

Integrantes do MDHC foram a Assunção para dar sequência num projeto que prevê ações integradas por meio de um sistema de Recomendações em Direitos Humanos chamado SIMORE

Comitiva brasileira em reunião com paraguaios para analisar sistema de recomendação em Direitos Humanos.Créditos: Governo do Paraguai/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Uma comitiva com integrantes do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania do Brasil (MDHC) participou na última semana, em Assunção, capital do Paraguai, de um encontro com autoridades locais da área para dar sequência a uma parceria no setor. O governo brasileiro pretende conhecer melhor uma ferramenta tida como exitosa no país vizinho, chamada de Sistema de Monitoramento de Recomendações Internacionais em Direitos Humanos, o SIMORE Plus.

Servidores da Unidade Geral de Direitos Humanos e da Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai explicaram e apresentaram de forma minuciosa o mecanismo que por lá é operado com base em informações repassadas por mais de 60 instituições governamentais locais que alimentam um banco de dados que aponta para os principais avanços e desafios do segmento, resultando numa análise com mais transparência.

O Programa de Cooperação SIMORE, do Paraguai, já colaborou com sete países da região e com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), tornando-se uma referência na área. Desde então, o mecanismo vem servindo de incentivo para que outras nações adotem um sistema semelhante, como é o caso do Brasil, que há algum tempo tem mostrado interesse na experiência paraguaia.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar