Uma pesquisa divulgada pelo instituto Ipespe Brasil trouxe um levantamento de dados sobre a opinião dos brasileiros em relação à condenação de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito. O estudo foi feito antes dos dois dias de julgamento pelo Supremo Trubunal Federal (STF) e da confirmação da condição de réu do ex-presidente e dos outros sete militares que atentaram contra a democracia.
Segundo a Ipespe, dois terços dos entrevistados (66%) acreditam que Bolsonaro será condenado, ao passo que 29% esperam um desfecho favorável ao ex-presidente. Quase 90% dos eleitores que aprovam o governo Lula esperam que Bolsonaro seja condenado. Em contrapartida, apenas 5% desse grupo acreditam em sua inocência.
Entre os que desaprovam o governo Lula, a expectativa de condenação segue maior, em torno de 50%, e com 47% esperando a absolvição. A conclusão é que a maioria dos brasileiros espera que Bolsonaro seja condenado pelos crimes de atentado contra o Estado.
As entrevistas foram feitas entre os dias 20 e 25 de março com brasileiros de todas as regiões do país, com idades entre 16 e 60 anos. Em todas as categorias sociais – considerando gênero, faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e localização –, a expectativa pela condenação de Bolsonaro prevalece sobre a crença da inocência pelos cinco crimes.
Inegilibidade e governo Trump
A pesquisa mostra que 58% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro não será candidato à presidência em 2026, enquanto 40% acreditam que ele poderá concorrer, com essa opinião sendo mais comum entre os que desaprovam o governo Lula. Inelegível até 2030, o ex-presidente foi condenado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As decisões referem-se ao abuso de poder político e ao uso indevido dos meios de comunicação, tanto na reunião com embaixadores, em que tentou desacreditar o sistema eletrônico de votação, quanto nas "comemorações" do 7 de setembro de 2022.
A Ipespe que entrevistou 2,5 mil eleitores com 16 anos ou mais e também mostrou que a percepção sobre a inelegibilidade de Bolsonaro varia de acordo com a aprovação do governo Lula. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Os brasileiros também foram questionados sobre o governo Trump: 54% dos participantes manifestaram desaprovação. O republicano já enfrenta desaprovação com lideranças de outros países em apenas três meses de governo e se isola no cenário global com políticcas de protecionismo econômico. Leia mais nesta matéria da Fórum.