ERIKA HILTON

Erika Hilton sofre ameaças de morte após vídeo sobre Pix

Vídeo já ultrapassou 80 milhões de views; advogados da deputada acionaram a PF; ameaças falam em pistoleiros e "Projeto Ronnie Lessa 2.0”

Erika Hilton.Créditos: Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A Deputada Federal Erika Hilton, líder do PSOL na Câmara dos Deputados, passou a sofrer ameaças de morte neste sábado (18), logo após divulgar em suas redes sociais um vídeo onde rebate as notícias falsas da extrema direita sobre o Pix.

Segundo a assessoria da deputada, em menos de 12 horas de veiculação, o vídeo já somava mais de 80 milhões de visualizações em suas redes sociais. Por conta da grande repercussão, perfis de extrema direita passaram a enviar mensagens afirmando que pistoleiros deveriam ser "contratados para ficar em sua cola", e que o "Projeto Ronnie Lessa 2.0 teria que entrar em ação".

As ameaças e incitação ao crime de homicídio foram feitas abertamente na rede social X, antigo Twitter, e começaram a se espalhar durante a madrugada. Outas mensagens também foram estendidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Deputada "a violência da extrema direita é conhecida por todos nós. Sinto que parte deles não se conforma com a propagação da verdade, e quer apelar para ameaças e intimidações para que eu recue. Não recuarei. Estou, junto de meus advogados e equipe de segurança, tomando as medidas cabíveis pra responsabilizar quem comete crimes, mas acima de tudo, não podemos perder o foco, que é espalhar a verdade sobre os fatos, combater a desinformação daqueles que querem sequestrar, fazer refém e destruir a democracia, o livre debate público, a divergência de ideias, que é completamente diferente da mentira, do ódio, das ameaças."

Abertura de inquérito na PF

As mensagens foram reunidas e registradas pela equipe de segurança de Erika Hilton, além de informações dos respectivos perfis. Os advogados da deputada protocolaram neste domingo (19), um pedido de abertura de inquérito na Polícia Federal para identificar os autores dos crimes.

O vídeo

Erika Hilton publicou um vídeo em resposta à narrativa de Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre as fake news relacionadas à portaria da Receita Federal sobre o Pix.

Hilton afirma ser fake news que o governo cobraria imposto sobre o Pix. Segundo ela, a mentira é uma cortina de fumaça carregada de desinformação, criada para esconder os ataques da base bolsonarista contra os trabalhadores brasileiros.

"O que o governo queria era aumentar para 5 mil reais [o limite de fiscalização] na tentativa de constranger e coibir criminosos, quadrilhas, pessoas que fazem movimentações de montantes financeiros bilionários muito acima de seus salários. E talvez seja isso que a extrema direita quer esconder. Talvez sejam esses os medos da extrema direita", afirma Hilton.

"O governo está preocupado em combater a desigualdade, promover cada vez mais políticas que consigam dar dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. E talvez seja essa a outra coisa que eles queiram esconder: a sua dignidade, os seus direitos, algo que eles sempre odiaram. Porque, para que os super ricos continuem aqui em cima, é preciso que os trabalhadores e os super pobres continuem produzindo toda essa riqueza. E esse sim é o verdadeiro interesse da extrema direita", conclui a parlamentar.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar