O episódio em que o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, tocou de forma indevida a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, teria acontecido em 16 de maio de 2023, em uma reunião na qual ambos sentaram lado a lado na sede do ministério dirigido por ela.
Uma foto do encontro mostra que Anielle estava ladeada pelo colega de ministério e pelo diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, a quem agora cabe apurar a denúncia de importunação sexual.
Durante a reunião, o ex-ministro teria colocado a mão entre as pernas da colega de governo, por debaixo da mesa.
Mensagens vazadas para o Meio e Mensagem demonstram que o tom entre os dois integrantes do governo Lula não mudou, apesar do episódio relatado por Anielle.
Em 28 de agosto de 2023, três meses depois do episódio, de acordo com a publicação Silvio Almeida escreveu para a colega:
Bom dia! Três coisas: 1. Quero reafirmar tudo o que disse ontem a você. Quero ser seu parceiro, a pessoa em que você pode confiar. Eu não estava bêbado quando conversamos ontem no avião do PR…rsrs 2. Reafirmo que só temos a ganhar nos unindo e, mais do que isso, demonstrando essa unidade em palavras e ações. 3. E reafirmo o que disse por último: acho você uma mulher extraordinária, Anielle Franco.
Anielle respondeu, sempre segundo o Meio e Mensagem:
Bom dia. Minha admiração por você é imensa. A última coisa que eu quero é que a gente se dê mal. Sei que a gente pode não ter começado tão bem, mas eu acredito de verdade, que a gente pode mudar daqui pra frente. Reafirmo tb o nosso combinado. Vou chegar já já no gabinete e vou ver a agenda como tá e te falo.
Não está claro o motivo de Anielle ter escrito que "a gente pode não ter começado tão bem".
NÃO ESQUECE DE MIM
Já em 2 de setembro de 2023, Anielle enviou mensagem para Almeida desejando bom fim de semana e acrescentou:
Bom fds pra vcs. Não esquece de mim semana que vem. Bjo!
Almeida respondeu:
Nunca vou esquecer porque para mim este nosso papo é um dos mais importantes que eu tenho que fazer. Tanto em nível político, quanto em nível pessoal.
A conversa continuou no dia seguinte. Em 3 de setembro de 2023, Silvio Almeida reagiu a uma foto que teria recebido de Anielle:
Somos lindos, Anielle! E esse seu vestido é deslumbrante.
Anielle respondeu:
Ficou mto foda né !? Bora pensar num textinho pra subir juntos!? Pode ser amanhã kkkkk só queria te enviar mesmo.
Almeida concordou:
Vamos! Tô muito animado com a possibilidade da gente acertar tudo esta semana.
Anielle parecia animada:
Algo leve. Tipo. Lindos, negros, competentes e ainda ministros kkkkkk.
Almeida disse que pensaria no assunto:
Tem que ser algo leve, mas que ao mesmo tempo ressalte nossa aliança pessoal e política. Vou pensar em algo.
Em 20 de setembro de 2023, Anielle e Silvio Almeida fizeram uma postagem conjunta no Instagram, em que aparecem sorridentes lado a lado. A ministra escreveu:
Hoje recebi, no Ministério da Igualdade Racial, o querido Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida com a sua equipe. Juntos, apresentamos ações dos dois ministérios que podem se somar e pensamos em outras para serem construídas conjuntamente! Lutar por um Brasil com mais igualdade racial é defender direitos humanos para todas, todes e todos!
Menos de um ano depois, estalou o escândalo que levou à demissão de Almeida.
OUTROS EPISÓDIOS?
Só o depoimento completo da ministra poderá esclarecer se houve outras situações em que ela se considerou importunada sexualmente pelo colega.
O grupo Me Too Brasil alega que há mais de uma dezena de mulheres acusando o ex-ministro, que não teriam tido o devido apoio de autoridades.
Não é incomum que as mulheres se mostrem reticentes ao fazer denúncias, por causa da exposição pública e do poder de abusadores.
Silvio Almeida nega todas as acusações. Ele é casado e tem uma filha de um ano de idade:
As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram “denunciação caluniosa”. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias.
O relato de Anielle, que teria sido feito a colegas de ministério, é consistente com a denúncia da professora Isabel Rodrigues, candidata a vereadora pelo PSB em Santo André, segundo a qual Silvio Almeida "pressionou minhas partes íntimas", também por debaixo de uma mesa, quando ambos almoçavam em São Paulo, em 3 de agosto de 2019.
Isabel contou que era aluna de um curso ministrado pelo então professor universitário.