ELEIÇÕES 2024

Boulos vence Marçal em eventual segundo turno na eleição de São Paulo, diz pesquisa

Levantamento do Real Time Big Data mostra disputa apertada no primeiro turno, com três candidatos empatados tecnicamente na liderança

Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo.Créditos: Marina Uezima/Brazil Photo Press/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV e divulgada nesta terça-feira (3) sobre a prefeitura de São Paulo aponta que, em um eventual segundo turno entre Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), que lideram a disputa em empate técnico no primeiro turno junto ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o candidato do PSOL levaria a melhor e venceria o pleito

Segundo o estudo, Boulos lidera em um possível segundo turno contra Marçal com 40% das intenções de voto, enquanto o "coach" de extrema direita registra 37%. Votos nulos e brancos somam 11%, e 12% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, que coloca Nunes contra Marçal, o atual prefeito lidera com 39%, enquanto seu adversário obtém 33%. Votos nulos e brancos representam 14%, e outros 14% estão indecisos ou preferem não opinar.

No terceiro cenário, que confronta Nunes e Boulos, o candidato do MDB aparece com 45% das intenções de voto, enquanto o do PSOL obtém 35%. Votos nulos e brancos correspondem a 10%, e a mesma porcentagem de eleitores se declarou indecisa ou não respondeu.

Disputa acirrada no primeiro turno 

A pesquisa Real Time Big Data aponta que há um empate triplo na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo. Segundo o estudo, o "coach" de extrema direita Pablo Marçal tem 21% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) somam 20% cada. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados. 

Veja os números: 

  • Pablo Marçal (PRTB): 21%
  • Ricardo Nunes (MDB): 20%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 20%
  • Tabata Amaral (PSB): 9%
  • José Luiz Datena (PSDB): 8%
  • Marina Helena (Novo): 3%
  • Outros (Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP)): 1%
  • Nulo/branco: 7%
  • Não sabem/não responderam: 11%

O levantamento confirma a tendência de crescimento de Pablo Marçal registrada por outros institutos. Na última pesquisa Real Time Big Data, divulgada em 2 de julho, o candidato do PRTB tinha 14% das intenções de voto. Ou seja, Marçal saltou 7 pontos percentuais. Já Boulos e Nunes tinham 29% cada e agora aparecem com 20%: queda de 9 pontos. 

A pesquisa contou com 1,5 mil entrevistas feitas em toda a capital paulista entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.