Muito brasileiro se orgulha de dizer que não gosta de política nem de falar sobre o assunto. No entanto, de dois em dois anos ele tem que ir até as urnas exercer um direito de que ele voluntariamente abre mão: não indo votar e pagando a multa, ou anulando o voto, ou ainda votando em qualquer um "porque é tudo a mesma coisa".
Graças a gente assim. que não se informa "porque não gosta de política" temos uma representação política totalmente desconectada da sociedade, em que o inseto vota no inseticida.
O professor e economista Marcio Pochmann, presidente do IBGE, explica a situação em poucos minutos neste trecho de uma palestra de há alguns anos, com informações como estas:
- Os empresários representam menos de 4% da população ocupada no Brasil. No entanto, 49% dos nossos representantes em Brasília são, pelo menos se declaram, empresários.
- A maior bancada de deputados que nós temos é bancada ruralista. Quase 270 deputados foram eleitos num país que 86% da população reside nas cidades.
O resultado prático disso vemos nesse gráfico do relatório Global Wealth Report de 2023. Somos o campeão mundial de concentração de riqueza.
Para mudar essa situação, que tal começar a pensar em quem você vai votar já nas eleições municipais de agora?
Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky